fev 18

Tribunal de Pernambuco abordará blockchain em curso para juízes

Uma publicação feita no Diário de Justiça de Pernambuco  diz respeito a um programa de aperfeiçoamento de magistrados do estado, organizado pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (ESMAPE) e credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).

O curso “Cultura da Inovação, Transformação Digital e Tecnologia Aplicada ao Direito” tratará sobre a Indústria 4.0, inclusive da tecnologia blockchain.

Conforme noticiado pelo CriptoFácil, o Tribunal de São Paulo também realizará um curso de aperfeiçoamento de magistrados que contará com um módulo abordando tecnologia blockchain, conhecimentos que serão aplicados ao “pleno exercício da função jurisdicional”.

O curso do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) será realizado entre os dias 19 e 20 de março de 2020, e abordará diversos temas tecnológicos. Assuntos como Quarta Revolução Industrial, Big Data, Inteligência Artificial, deep web, leis de proteção a dados de usuários, sandbox regulatório, startups e outros temas pertinentes à nova era tecnológica serão tratados.

Dentre eles, a tecnologia blockchain também será abordada, juntamente com fake news, marketing digital, computação em nuvem e outros diversos assuntos tecnológicos – não implicando, contudo, na aplicação da blockchain nessas áreas.

Além disso, o fim da parte sobre o conteúdo programático ressalta a necessidade a aproximação do TJPE de fontes de inovação, quais sejam universidades e centros de pesquisa.

Ao todo, quase 62 tópicos serão abordados em pouco mais de 16 horas de curso. Dois pontos importantes são a análise de tecnologias utilizadas por outros tribunais, além de uma discussão sobre os possíveis motivos acerca da dificuldade de contratar inovações para o setor público.

O fato da tecnologia blockchain ser incluída em diferentes cursos de aperfeiçoamento de magistrados em diferentes estados pode levar a uma série de decisões mais sóbrias, onde profissionais do poder judiciário entenderão realmente o que é a tecnologia blockchain, e possivelmente sua aplicação no meio de criptomoedas.

FONTE: BIT