“Trem de satélites” da SpaceX é registrado no Sul do Brasil

Estes satélites SpaceX integram a constelação Starlink, que tem como objetivo fornecer sinal de internet para qualquer parte do mundo.

Por volta das 04h35 deste domingo uma nova formação de Starlink da SpaceX chamou a atenção de moradores da região na madrugada deste domingo.

Dezenas de pontos luminosos foram registrados pela câmera Sul da estação de monitoramento de meteoros de Monte Castelo – SC da BRAMON, Rede Brasileira de Observação de Meteoros, operada pelo astrônomo amador Jocimar Justino.

A formação de satélites seguiu em direção Sudeste, surgindo próximo à constelação do Cruzeiro do Sul.
Confira no vídeo acelerado (10x) abaixo:

De acordo com o site Heavens Above, este grupo de satélites foi lançado da base Norte Americana de Cabo Canaveral, usando um foguete Falcon 9 da SpaceX, liderada pelo visionário Elon Musk.

Cabo Canaveral é conhecido por ser um importante local na história da exploração espacial e a SpaceX tem como objetivo revolucionar a indústria aeroespacial, tornando as viagens ao espaço mais acessíveis e frequentes.

Estes satélites integram a mega-constelação Starlink, que tem como objetivo fornecer sinal de internet em alta velocidade para qualquer parte do mundo.

De acordo com o projeto inicial da Space-X, a Constelação Starlink deve contar com 12 mil satélites, mas já há um projeto de expansão prevendo mais 30 mil deles.

A cada lançamento, são colocados em órbitas algumas dezenas de satélites que, inicialmente, seguem muito próximos uns dos outros. Por isso, nas primeiras noites, é possível visualizá-los nessa formação, como um “trem de satélites”. Depois, à medida em que eles vão ganhando altitude e sendo reposicionados, eles se tornam mais tênues e ficam mais distantes uns dos outros.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2023/02/06/ciencia-e-espaco/trem-de-satelites-da-spacex-e-registrado-no-sul-do-brasil/