Transportadora IAG Cargo testa drones autônomos para logística

Empresa obteve sucesso em armazéns na Espanha e pretende expandir uso da tecnologia

A transportadora IAG Cargo realizou testes com drones autônomos em armazéns de Madrid, Espanha, e obteve sucesso na empreitada. Segundo a companhia, a utilização da tecnologia para logística gerou resultados positivos e a empresa vai continuar investindo na novidade durante o ano de 2020.

A IAG Cargo utilizou o sistema de drones autônomos desenvolvido pela empresa FlytBase. A companhia colocou os dispositivos voadores para executar tarefas como contagem de objetos, detecção de espaços vazios nas prateleiras de armazéns e leitura de códigos de barras.

Como os drones conseguem se deslocar rapidamente em várias direções, o uso para logística foi de grande utilidade. Após os testes bem sucedidos em Madrid, a IAG Cargo estima que a adoção da tecnologia autônoma poderia ajudar a companhia a economizar uma média de 6.500 horas no registro de códigos de barra. Segundo explica o DroneDJ, a tecnologia da FlytBase utiliza nos dispositivos autônomos é equipada com machine learning.

Ou seja, a tendência é que a tecnologia seja aprimorada com o passar dos anos, com a popularização do uso de drones para logística. O modelo utilizado pela IAG é uma versão modificada do DJI Mavic 2 Zoom. O dispositivo possui câmera que grava em 4K, caso seja necessário fazer análise de algum pacote ou mercadoria rapidamente, e bateria de 30 minutos. Segundo a firma, a aeronave até consegue voar para recarga automaticamente quando está prestes a ficar sem energia.

A IAG Cargo disse que todos os testes feitos até agora com drones autônomos foram bem sucedidos e que mais experimentos com a tecnologia serão realizados durante o ano que vem. Agora é esperar para ver se a companhia vai adotar a novidade em toda a sua cadeia de transporte futuramente.

FONTE: MC