Toyota fará o transporte de atletas com vans autônomas na Olimpíada de Tóquio

 

A quinta geração de internet móvel está chegando, o que promete melhorar ainda mais os sistemas de comunicação de veículos autônomos. O setor vem se desenvolvendo rapidamente nos últimos anos e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio, em 2020, podem ser uma grande vitrine para mostrar que esse é um meio de transporte confiável e está pronto para ser usado em eventos desse porte. É o que a Toyota pretende fazer com 20 veículos elétricos e-Pallete, que serão usados para transportar os atletas.

 Cada um das vans percorrerá a vila olímpica a 20 km/h, ao longo de um circuito preestabelecido. O sistema é compatível com o SAE Nível 4, um abaixo da automatização total, o que lhe permite navegar por toda a área por conta própria — no mesmo patamar dos carros da Waymo. Mas, para evitar acidentes, as unidades terão a presença de um condutor de segurança.
(Imagem: Reprodução/Toyota)

A Toyota afirma que os atletas e paratletas foram consultados para entender suas necessidades. Os veículos podem levar até quatro passageiros de cadeiras de rodas simultaneamente e inclui uma rampa retrátil para facilitar e agilizar o embarque. O interior das vans contam com um esquema de cores para ajudar os daltônicos.

(Imagem: Reprodução/Toyota)

Além dessa novidade, a Toyota deve apresentar uma versão menor do e-Pallete, chamada de Robô de Suporte de Campo, criado para carregar objetos de arremesso de peso e dardos.

FONTE: CANAL TECH