out 11

Toyota apresenta carro-conceito com IA, sistema autônomo e assentos inteligentes

O veículo, criado por mais de 400 engenheiros, possui um assistente virtual próprio que interage com o motorista em diversos momentos

Para a Toyota, a relação entre carros e motoristas se tornará mais próxima no futuro. A montadora anunciou o LQ, novo veículo conceito que será apresentado no Tokyo Motor Show neste ano. O carro é uma evolução do Concept-i, exposto pela montadora no Salão do Automóvel em São Paulo no ano passado.

 Assim como seu antecessor, o LQ tem um design futurista. Desenvolvido pelo Toyota Research Institute e por mais de 400 engenheiros, o veículo possui um sistema de inteligência artificial e um assistente virtual que interage com o motorista em diversos momentos. O “Yui” interage usando interface de voz, iluminação, controle do ar e até mesmo emitindo fragrâncias para “melhorar o humor” do motorista.

O carro é equipado com nível 4 de automação e possui uma tecnologia chamada Automated Valet, criada em parceria com a Panasonic. Com ela, o LQ é capaz de procurar e estacionar sozinho em uma vaga depois de desembarcar os passageiros. Também é possível chamá-lo de volta – o que, segundo a Toyota, auxilia no caso de pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, o LQ possui um sistema de assentos inteligente que ajuda a manter o motorista relaxado ou em alerta, de acordo com a necessidade.

 Interior do LQ, carro-conceito apresentado pela Toyota

“No passado, nosso amor por carros se baseava em sua capacidade de nos levar a lugares distantes e possibilitar nossas aventuras”, disse Daisuke Ido, líder de desenvolvimento do LQ. “A tecnologia avançada nos dá o poder de combinar o estilo de vida do cliente com novas oportunidades de emoção e engajamento. Com o LQ, temos o orgulho de propor um veículo que pode oferecer uma experiência personalizada, atender às necessidades de mobilidade exclusivas de cada motorista e criar um vínculo ainda mais forte entre eles”.

Os interessados em conhecer de perto o LG poderão se candidatar para participar do Toyota Yui Project Tours, um evento público de test-drive programado para acontecer de junho a setembro de 2020. Segundo a companhia, os selecionados para a experiência poderão experimentar o veículo e testar a tecnologia do Yui.

FONTE: STARTSE