Tive uma ideia genial, e agora?

Negocios Disruptivos

Se você já esqueceu há quanto tempo ela está no papel, esse pode ser o primeiro sinal de que ela talvez não seja tão fantástica assim. Descubra por que e como reverter isso.

A gente já te contou que tipo de negócio define uma startup e talvez a sua ideia se encaixe perfeitamente no modelo repetível e escalável. Mesmo assim você não se sente preparado ou não sabe como lançar seu projeto no mercado. Mas, por que não?

Costuma ser praxe muitos empreendedores (ou entusiastas) guardarem suas ideias a sete chaves ou trabalharem por muito tempo em uma versão que esteja o mais próximo possível da perfeição. Na real, isso não passa de tempo perdido.

Manter seu projeto o mais secreto possível oculta uma verdade que você talvez descubra tarde demais: a ideia pode não ser tão boa assim! Saber que tem uma porção de gente fazendo a mesma coisa (ou melhor) não é legal, a gente sabe disso. Mas quanto menos você falar sobre a sua ideia, menores são as suas chances de sucesso.

Nesse momento seja estratégico, escolha as pessoas certas para compartilhar seu projeto. Aquelas que vão agregar valor, seja confrontando ou colaborando na execução. Por melhor que você seja vai precisar formar um time habilidoso, com parceiros que se complementam.

Uma ideia que você não validou e já nem lembra há quanto tempo está desenvolvendo uma versão perfeita para lançar no mercado tem grandes chances de ser um completo fracasso. Feedback é a palavra chave nesta fase.

Não se preocupe em construir um protótipo perfeito, se concentre em moldar algo de forma ágil e com o mínimo de viabilidade. Há uma grande chance que essa ideia mude várias vezes até que a startup dê certo.

Três passos para startar sua ideia

1 – CONTE A SUA IDEIA

Viver na paranoia de que alguém vai copiar sua grande sacada muitas vezes é injustificada. Algumas ideias podem ser realmente especiais e merecem ser tratadas com sigilo, pelo menos no começo. Mas, na maioria dos casos, contar uma ideia para alguém pode ser a garantia de que ela vai sair do papel. É dividindo que você descobre se já existe algo parecido, tem a oportunidade de ouvir críticas construtivas e até mesmo encontrar sócios. Afinal ter ideias todo mundo tem, o desafio mesmo é realizá-las.

2 – CONHEÇA SUAS HABILIDADES

Seja honesto na hora de formar o seu time. Em que você tem conhecimento e experiência?
Que tipo de habilidades você busca em sua equipe? Não adianta querer gerenciar equipes ou assumir o papel de vendedor se você na verdade sabe mesmo é programar. Procure aprender ou encontrar parceiros que dominem as suas fraquezas.

3 – COLOQUE SUA IDEIA NA RUA

Não adianta esperar estar tudo 100% ou um investidor surgir para rodar o negócio. Feito é melhor do que perfeito, então faça uma versão inicial gastando nada ou menos possível e teste, teste, teste. Sinta a aceitação do público, fracasse, aperfeiçoe. Ter uma ideia validada antes de lançar a startup pode evitar prejuízos no futuro e atrair a atenção de investidores.

PARA VER

Mr. Robot

Série que conta a história de Elliot (Rami Malek) é um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança virtual durante o dia e como hacker durante a noite. Elliot se vê numa encruzilhada quando o líder (Christian Slater) de um misterioso grupo de hacker o recruta para destruir a firma que ele é pago para proteger. Motivado pelas suas crenças pessoais, ele luta para resistir à chance de destruir os CEOs da multinacional que ele acredita estarem controlando – e destruindo – o mundo.

Jiro Dreams of Sushi

Documentário que vale muito a pena assistir sobre Jiro, o mestre de sushi no Japão. Com seu próprio restaurante, que cabe menos de 10 clientes por vez, Jiro vende pratos a 300 dólares e reservas que devem ser feitas com vários meses de antecedência. Tudo isso porque seu sushi é o melhor de todos, resultado de anos e anos de aperfeiçoamento e muita disciplina para entregar o melhor produto possível, características fundamentais para todos os empreendedores.

Joy: o nome do sucesso

Um exemplo fantástico de empreendedorismo feminino, o filme retrata a vida de uma mulher, Joy, que coloca a sua ideia em prática a partir de um problema que precisava resolver: limpar a casa. O filme, além de ter atores muito bons como Jennifer Lawrence e Bradley Cooper, aprofunda o tema e segue a jornada de Joy ao empreender, desde as primeiras dificuldades em validar sua ideia até construir um negócio de sucesso.

PARA LER

O Empreendedor Viável

Qual é o segredo do sucesso de algumas empresas e do fracasso de outras? O jornalista Carlos Matos e o publicitário André Telles acreditam que a fórmula do sucesso está na capacidade de oferecer ao investidor a segurança mínima de que um modelo de negócio será desenvolvido para gerar um plano sustentável. Neste livro os autores mostram o conjunto de variáveis capazes de definir o sucesso de uma startup, desde a escolha da equipe até a confiança na apresentação para investidores.
Veja mais infos e compre agora mesmo

Oportunidades Disfarçadas

Em momentos de crise o melhor a fazer é não se arriscar, certo? Errado. Essa é a hora de sair à procura de boas oportunidades de ganhar dinheiro. Oportunidades disfarçadas é um verdadeiro catálogo de ideias criativas e soluções originais para as mais variadas dificuldades vividas por empresas de todos os tamanhos. Resultado de sete anos de pesquisa, este livro reúne 200 casos reais de companhias e pessoas que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas.
Veja mais infos e compre agora mesmo

Startup Weekend

O que você pode realizar em um fim de semana? Que tal começar um negócio? Startup Weekend – a organização por trás dos eventos de 54 horas onde desenvolvedores, designers, marqueteiros e entusiastas se reúnem para trocar ideias, formar equipes, construir projetos e criar startups – gerou uma iniciativa global em empreendedorismo. Em um fim de semana os participantes mergulham de cabeça na cultura empresarial e, em alguns casos, saem com um empreendimento de sucesso nas mãos. O livro contém as melhores práticas, lições e exemplos capacitantes extraídos destes eventos para indivíduos e pequenas organizações seguirem à medida que começam negócios.

FONTE: Rulez