TIM, Ericsson e Inatel inauguram laboratório 5G

Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, recebe segundo projeto da operadora que, em parceria com a Ericsson, ativou tecnologia de quinta geração em rede real no Inatel

Pensando no desenvolvimento do 5G no Brasil, a TIM anuncia a inauguração de mais um 5G Living Lab TIM. O projeto é pioneiro e tem como objetivo o desenvolvimento do ecossistema de soluções e experimentação da nova tecnologia em rede real. Em parceria com a Ericsson, a operadora ativou uma rede de quinta geração, operando na frequência de 3,5 GHz, no Instituto Nacional das Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí (MG). Essa é a segunda ativação – em fase de testes – 5G feita pela TIM no país, mediante licença específica da Anatel. A primeira foi em Florianópolis (SC), onde a operadora registrou velocidades superiores a 1Gbps.

A TIM optou por habilitar a rede 5G em parceria com instituições de ensino para promover o conhecimento e demonstrar o poder transformador dessa próxima onda tecnológica em um ambiente de troca inovador. “Queremos ser pioneiros e protagonistas nos casos de uso do 5G, incentivando a criação de um ecossistema de soluções que acelere a adoção da tecnologia no País. Estamos engajados na busca de novas aplicações que ajudem a melhorar questões que impactam o dia a dia das empresas e das pessoas, como é o caso da Saúde, Educação e Segurança. Nosso DNA inovador contribuirá para oferecer sempre os melhores serviços para nossos clientes”, anuncia Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

Lá, os clientes finais, pesquisadores, empresas, startups e instituições públicas irão interagir para validar novos produtos, casos de uso, serviços e soluções em geral 

Em parceria com a TIM e a Ericsson, o Inatel já desenvolve projetos sobre as tecnologias 4G e NB-Iot em Santa Rita do Sapucaí. “O pioneirismo das pesquisas do 5G no Brasil é uma das marcas do Inatel. Nossos pesquisadores desenvolvem soluções inéditas para o ecossistema 5G e este projeto agregará muito valor aos nossos programas institucionais. O foco é desenvolver soluções inteligentes para segurança, com aplicações de iluminação, monitoramento por vídeo e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas. As empresas e a instituição pretendem utilizar o 5G para implementar soluções de cidades inteligentes, criando uma rede com cobertura por todo o município, atendendo cerca de 42 mil habitantes. Ainda será possível instalar câmeras de segurança em todos os postes e implantar outras tecnologias, como soluções de identificação facial, estacionamento inteligente, entre outras”, afirma Carlos Nazareth, diretor do Inatel.

“Pioneira na implementação do 5G em quatro continentes (2/3 das operações comerciais de 5G em funcionamento utilizam tecnologia Ericsson), mantemos um robusto plano de investimentos em pessoas, em infraestrutura e em parcerias com as operadoras, o governo, e com o mundo acadêmico para apoiar o desenvolvimento do Brasil e seu fortalecimento como polo de exportação de altíssima tecnologia por meio desta que é a revolução tecnológica mais importante dos tempos atuais”, diz Eduardo Ricotta, presidente da Ericsson para o Cone Sul da América Latina. E acrescenta: “A Ericsson acredita que a tecnologia 5G será o principal fator de transformação econômica, competitividade e ganho de eficiência dos mais diferentes setores da economia na próxima década”.

As unidades do 5G Living Lab TIM são importantes no desenvolvimento de um ecossistema para experimentação da tecnologia com usuários reais em ambientes do dia a dia. Lá, os clientes finais, pesquisadores, empresas, startups e instituições públicas irão interagir para validar novos produtos, casos de uso, serviços e soluções em geral.

Serviço
www.tim.com.br

FONTE: iNFOR CHANEL