jun 11

TIM, Enel X e Leonardo firmam aliança em projeto para cidades inteligentes

Na última quarta-feira (9), as empresas TIM, Enel X e Leonardo assinaram um memorando, na embaixada da Itália, em Brasília, para o desenvolvimento de soluções conjuntas no segmento de cidades inteligentes. O acordo representa a união dos setores de energia, aeroespacial e segurança e de telefonia em prol da criação de modelos de cidades integradas.

Com a aliança, firmada por Nicola Cotugno, country manager da Enel Brasil, Francesco Moliterni, presidente da Leonardo do Brasil, e Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, as três empresas vão oferecer iniciativas inovadoras para os campos de mobilidade urbana, conectividade, transformação digital, serviços e energia.

Na questão de segurança integrada, por exemplo, é discutida a implantação de sensores para medir o clima e o nível de poluição, além de sistemas de recarga pública para veículos elétricos nas cidades inteligentes.

Já para empresas e edifícios públicos, o acordo reforça a disseminação do conceito de eficiência energética. A ideia é desenvolver soluções de engenharia, de oferta renovável e do uso de plataformas de monitoramento em tempo real para climatização.

Testes previstos em acordo já foram iniciados em cidade do Rio de Janeiro. Foto: THINK A/Shutterstock

Parte do projeto também consiste em identificar possíveis regiões para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Aliás, um primeiro teste na cidade de Macaé (RJ) já está em curso. O objetivo é transformar o município em uma espécie de “laboratório vivo”, para que as empresas experimentem as soluções inovadoras desenvolvidas, ao mesmo tempo em que contribuem para o desenvolvimento sustentável na localidade.

“Hoje é um dia importante, pois este acordo representa uma oportunidade única de capitalizar as habilidades de três empresas internacionais líderes que oferecem no Brasil um pacote integrado e completo de serviços em benefício dos cidadãos, promovendo o conceito de cidade inteligente, resiliente e segura”, disse o presidente da Leonardo do Brasil.

Além da presença do embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, a assinatura do acordo contou com a participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, do governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, entre outros políticos.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/06/10/pro/italianas-se-unem-em-projeto-de-cidades-inteligentes/