jun 10

TIM e Microsoft se unem de olho no mercado trilionário da Internet das Coisas

Gigantes anunciam parceria inédita no Brasil para oferecer soluções completas, com conectividade e os principais recursos de nuvem com Azure IoT (Crédito: Divulgação/Microsoft)

A promessa da tecnologia IoT, a chamada internet da coisas, é instigante: gerar maior eficiência nos processos de produção pela interação e troca de dados entre dispositivos. A perspectiva de volume de negócios desse segmento é assustadora: movimentou globalmente US$ 384,7 bilhões em 2021 e deve alcançar a cifra de US$ 2,4 trilhões até 2029, de acordo com a consultoria Fortune Business Insights. De olho nesse mercado, TIM e Microsoft, duas gigantes mundiais, unem-se em parceria inédita no Brasil para oferecer soluções completas, com conectividade e os principais recursos de nuvem com Azure IoT.

Nessa parceira, a italiana de telecomunicações entra com seu poder de conectividade, ancorados nos 52,3 milhões de clientes em telefonia móvel no País, o que lhe rende a terceira posição em share, com 20,3%. A americana de tecnologia traz na bagagem sua expertise em sistemas operacionais, segurança para dispositivos e equipamentos e análise de dados que ajudam as empresas a criar, implantar e gerenciar aplicativos de IoT. Juntas, vão oferecer ferramentas e soluções a outras companhias, principalmente nos setores de manufatura, varejo, saúde, transporte, agro, finanças e governo, para melhorarem seu desempenho e criarem novos negócios e produtos.

Paulo Humberto Gouvêa, diretor de Soluções Corporativas da TIM Brasil, afirma que a parceria traz para o mercado um ecossistema de parceiros e soluções existentes hoje e que irão viabilizar soluções fim a fim, desde a conectividade até a plataforma que habilita as aplicações de negócios. “Queremos ser parte do ecossistema e estamos investindo para nos tornarmos o parceiro preferencial em IoT das empresas em todo o País.”

Ricardo Fernandes, vice-presidente de Enterprise Business da Microsoft Brasil, diz que serão oferecidos ao mercado o que há de mais moderno em Internet das Coisas. “É fundamental em nossa estratégia de democratizar o uso da tecnologia e apoiar nossos clientes dos mais variados portes.”

FONTE: https://www.istoedinheiro.com.br/tim-e-microsoft-se-unem-de-olho-no-mercado-trilionario-da-internet-das-coisas/