jul 01

Testes de drones urbanos estuda a viabilidade das “rodovias no céu” sobre as cidades

Pesquisadores da Cranfield University, no Reino Unido, estão desenvolvendo um projeto de gerenciamento de tráfego de drones voltado para a viabilidade de “rodovias no céu” para esses veículos sobre as cidades. Basicamente, se trata de estudar como os drones podem ser usados ​​com segurança em ambientes urbanos.

Como foco, o uso de drones para serviços de entrega, vigilância ou até mesmo transporte não tripulado em cidades e outras áreas de alta população. Tudo sob uma visão de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) em um futuro próximo, onde é esperada uma variedade de drones no espaço aéreo, “talvez transportando pacientes para hospitais, ajudando a combater incêndios ou simplesmente entregando encomendas”.

Nesse sentido, um novo projeto europeu denominado AMU-LED, está agora realizando a coordenação e testes para gerenciar este tráfego do espaço aéreo. A estrutura de gerenciamento é conhecida como U-space e foi projetada para garantir acesso seguro e eficiente para um grande número de drones, com base em altos níveis de digitalização e automação.

Rodovias sobre as cidades também para eVTOL

Um passo fundamental para os trabalhos de análise das rodovias no céu é realizar demonstrações de voo com vários cenários, situações e casos de uso em ambientes urbanos. O projeto usará grandes plataformas elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) para transporte de passageiros e carga, combinadas com Sistemas Aéreos Não Tripulados (UAS) menores, realizando entrega de mercadorias e suprimentos médicos, vigilância ou suporte para serviços de emergência.

Voos de teste estão sendo realizados no Reino Unido, Holanda e Espanha, permitindo análises de diversos aspectos, incluindo a forma mais eficiente de troca de informações entre os atores. Por exemplo, dados meteorológicos, de rastreamento e de localização em tempo real entre drones, pilotos e o sistema aéreo de gestão. O projeto também testará dois conceitos diferentes para arquiteturas de gerenciamento de tráfego não tripulado.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/06/30/carros-e-tecnologia/testes-de-drones-urbanos-estuda-a-viabilidade-das-rodovias-no-ceu-sobre-as-cidades/