out 19

Tesla estuda abrir fábrica de baterias na Indonésia

País tem uma das maiores reservas de níquel no mundo, mas limita a exportação do metal bruto para incentivar o estabelecimento de indústrias no país

A Tesla estuda abrir uma fábrica de baterias na Indonésia. O país detém uma das maiores reservas de níquel no mundo, mas recentemente proibiu a exportação do mineral bruto para incentivar empresas a processá-lo no país, gerando empregos.

Em julho deste ano Elon Musk, CEO da empresa, aproveitou uma chamada com investidores para pedir às empresas de mineração para que produzam mais níquel, que é o principal metal nas baterias de Ions de Lítio usadas em veículos elétricos, como os da Tesla.

“Bem, eu só gostaria de enfatizar: quaisquer empresas de mineração por aí, por favor, extraiam mais níquel. OK? Onde quer que vocês estejam no mundo, por favor, garimpem mais níquel e não esperem que o preço volte para algum ponto alto que vocês experimentaram há cerca de cinco anos”, disse o executivo.

“Busquem eficiência, obviamente, mineração de níquel ecologicamente correta em alto volume. A Tesla lhe dará um contrato gigante por um longo período de tempo, se você extrair níquel de maneira eficiente e ambientalmente sensível. Portanto, espero que esta mensagem chegue a todas as empresas de mineração. Por favor, extraiam níquel”, completou.

Segundo Agus Gumiwang, ministro da indústria da Indonésia, as discussões com a Tesla estão “em andamento” para a construção de uma fábrica em Batang, na região norte da província de Java Central

Já Luhut Binsar Pandjaitan, Ministro para Assuntos Marítimos e investimento, disse ter informado à Tesla que ela poderia ter acesso às reservas de níquel do país, se investisse na construção de uma fábrica de baterias.

“Eu disse: façam o investimento aqui, hoje, e daremos acesso às reservas. Queremos avançar na cadeia de produção e deixar de ser um exportador apenas de commodities. Isso irá transformar a Indonésia em um grande país na cadeia de suprimento global”.

No recente “dia das baterias”, onde anunciou novidades no segmento, a Tesla afirmou que deseja aumentar sua capacidade de produção dos atuais 35 Gigawatts/hora para 200 Gigawatts/hora em 2023 e 3 Terawatts/hora em 2030.

FONTE: https://olhardigital.com.br/carros-e-tecnologia/noticia/tesla-estuda-abrir-fabrica-de-baterias-na-indonesia/108894