mar 12

Tesla apresenta o V3 Supercharge, novo sistema de carregamento de baterias

Embora a Tesla seja uma empresa mais conhecida pela sua produção de carros elétricos, o grande negócio da companhia sempre foi, de fato, o desenvolvimento de tecnologias de baterias.  A companhia anunciou o V3 Supercharge, novo sistema de carregamento capaz de superar 250kW de energia por carro. Assim, um veículo como o Model 3 Long Range poderia trabalhar com seu pico de energia podendo andar 120 quilômetros com 5 minutos de carregamento ou 1.600 quilômetros com uma hora na tomada.

“Combinado com outras melhorias, a V3 Supercharging vai cortar o tempo que clientes gastam em carregamento em uma média de 50%”, informa o comunicado da companhia. Uma das tecnologias que permite isso são as novas estações de carregamento da empresa. Agora, quando uma pessoa coloca seu carro para recuperar as baterias, não mais precisa compartilhar a capacidade da estação com outros veículos no mesmo local. Assim, a empresa promete uma redução média de 15 minutos no tempo total de recarregamento.

Além disso, a V3 também conta com uma nova ferramenta chamada On-Route Battery Warmup, que faz com que a bateria já entre na temperatura ideal de carregamento para se abastecer mais rápido. Isso, segundo a Tesla, pode reduzir a quantidade de carregamento em perto de 25%.

Em um primeiro momento, a companhia vai lançar um programa apenas para usuários interessados em ter acesso antecipado para os Model 3 da companhia. Nos demais carros, a proposta é melhorar o desempenho com atualizações em software.

Atualmente, a Tesla informou que já tem 12 mil estações espalhadas pela América do Norte, sendo que 99% da população já está coberta pela rede. Na China, este número é de 90%.

A empresa vai lançar as primeiras estações na região da Baía de São Francisco no próximo mês, sendo que a tecnologia deve chegar à Europa no meio do ano e no último trimestre no continente asiático.

Fonte: Tesla