Tempestade solar pode atingir a Terra e interromper sinal de satélite

De acordo com os meteorologistas espaciais, o fenômeno geomagnético provocado pelo Sol pode acontecer na noite da próxima quinta-feira (18) e, de forma mais moderada, na sexta-feira (19)

Tempestade geomagnética pode atingir a Terra na quinta-feira (18) (Foto: Reprodução/Facebook)

Uma forte tempestade geomagnética vinda do Sol pode impactar a Terra no final desta semana, de acordo com um comunicado da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, dos Estados Unidos. O Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, uma divisão do Serviço Nacional de Meteorologia americano, está monitorando o Sol e os ventos solares após uma série de ejeções de massa coronal que começaram no último domingo.

De acordo com os meteorologistas espaciais, uma forte tempestade geomagnética pode acontecer na noite da próxima quinta-feira (18) e outra mais moderada na sexta-feira (19).

Segundo a organização EarthSky, os especialistas estão monitorando um pequeno agrupamento de manchas solares. O agrupamento é compacto, mas magneticamente complexo e situado em uma região que tem produzido erupções frequentes. Algumas imagens recentes, no entanto, apontam possíveis sinais de enfraquecimento das explosões, o que indicaria um menor potencial da ocorrência de uma tempestade.

Os meteorologistas continuam monitorando o fenômeno, assim como ventos solares, em tempo real em busca de sinais da chegada das ejeções de massa coronal. Caso a tempestade geomagnética chegue, haverá a emissão de um alerta com os dados coletados no momento.

As tempestades geomagnéticas podem impactar a infraestrutura na órbita próxima à Terra e na superfície, potencialmente causando efeitos como a interrupção de sistemas de comunicação, rádio e satélites.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2022/08/tempestade-solar-pode-atingir-terra-e-interromper-sinal-de-satelite.html