fev 12

Telhado com forma côncava capta água da chuva e refrigera

Cobertura pode melhorar a vida de quem vive em regiões áridas sem o uso de eletricidade

Sem usar eletricidade, teto côncavo melhora qualidade de vida em regiões áridas. Foto: BMDesign Studios

A falta de água e o clima extremamente quente são uma realidade difícil em diversas regiões do planeta. Uma das maneiras de melhorar as condições de vida de quem vive nestes lugares está na arquitetura. Com uma proposta inovadora e ao mesmo tempo bonita, o estúdio BMDesign propõe que os telhados em climas áridos sejam cobertos por construções côncavas, como se fossem grandes tigelas.

Este formato tem função dupla: ao mesmo tempo que é mais eficiente para captar água da chuva, também ajuda a refrigerar o interior das casas graças à sombra e ao vento aproveitado pela forma.

O teto côncavo foi especialmente criado para regiões onde chove pouco e a captação da água de chuva é dificultada pelas altas taxas de evaporação. Na verdade se trata de um telhado duplo, já que abaixo da “tigela” existe um outro teto, levemente abobadado, com a mesma finalidade, garantindo que toda a água que caia seja aproveitada. Isso porque estes formatos fazem com que as gotas pequenas escorram e se unam em gotas maiores, tornando a evaporação mais lenta.

O formato côncavo tem ainda a vantagem de gerar uma sombra que se movimenta durante o dia e tem a vantagem de gerar um espaço entre os dois telhados por onde o vento passa, otimizando ainda mais a refrigeração natural.

Depois de captada, a água é canalizada em um ponto central de onde vai para um sistema interno de armazenamento. Este sistema fica em espaços criados entre as paredes e também ajuda no isolamento térmico das construções.

FONTE: https://ciclovivo.com.br/arq-urb/arquitetura/telhado-com-forma-concava-capta-agua-da-chuva-e-refrigera/?fbclid=IwAR0RKEVmQvEFWZh4z9XtHNEFA2nx144FyZ-TmgIieyUl_kOeL-3UN5D7awQ