maio 14

Tecnologia de serviços é nova aposta da Natura para satisfazer clientes e aumentar as vendas

Um dispositivo desenvolvido pela empresa avalia a saúde do cabelo das clientes e indica às consultoras os produtos mais adequados da marca para suprir cada necessidade.

Entre os últimos lançamentos da Natura, um produto se destaca. Não se trata de um novo item perfumaria, maquiagem ou higiene pessoal. No ano em que completa 50 anos de sua fundação, a fabricante brasileira de cosméticos apresentou ao mercado um dispositivo que avalia em tempo real os danos nos cabelos das consumidoras.

A Natura sempre investiu em tecnologia para trazer inovações para seus produtos, mas percebemos que havia também uma oportunidade de oferecer serviços para contribuir para a atividade das nossas consultoras”, afirma Daniel Gonzaga, diretor de inovação e desenvolvimentos de produtos.

Comandado pelo grupo de tecnologias cosméticas da empresa, o projeto teve início há cerca de cinco anos, com a criação de uma metodologia exclusiva. Foram mapeados os diferentes tipos danos a que os cabelos podem ser submetidos, como descoloração, coloração, alisamento e radiação UV. Depois, mais de 18 mil imagens de fios em diversas condições foram estudadas para “treinar” o algoritmo que diagnostica a saúde capilar.

Todo o processo foi realizado em laboratórios com equipamentos sofisticados. Nosso desafio foi miniaturizar a ferramenta de análise para um sistema portátil e acessível. Assim desenvolvemos um dispositivo que é acoplado à câmera de cellular”, diz Gonzaga.

A combinação da lente do aparelho idealizado pela Natura junto com a do celular pessoal da consultora amplia os fios, permitindo um exame detalhado, como de um microscópio. Além da fotografia, são pesquisados os hábitos de cuidados capilares das consumidoras e um aplicativo envia as imagens e os dados para análise em nuvem. Como se trata de um algoritmo com machine learning (aprendizado automático), quanto mais interações são realizadas, mais precisos são os resultados.

A solução que desenhamos, realiza o diagnóstico imediato do estado atual do cabelo é também é capaz de identificar os melhores produtos de nosso portfólio para suprir as necessidades apontadas”, informa o diretor. Ele explica que com a nova ferramenta, as consultoras terão à disposição todo o conhecimento técnico e científico em cabelos da Natura, realizando atendimentos assertivos e de maneira personalizada, que vão agregar valor à atividade.

A empresa ainda não anuncia a data em que o dispositivo estará em operação. “Estamos iniciando a etapa de testes desta solução, que nos dará insumos para a melhor definição do modelo de negócios, público e uso. As consultoras são a prioridade e por isso a experiência começará com um grupo limitado destas profissionais”, afirma Gonzaga.

Com o dispositivo, esperamos obter uma grande satisfação do cliente, além de um possível aumento nas vendas de produtos para os cabelos”, revela Gonzaga. De acordo com o diretor, a ferramenta faz parte da estratégia de transformação digital da Natura, que visa entregar às consultoras instrumentos para que ofereçam serviços cada vez mais diferenciados, por meio de novas tecnologias desenvolvidas internamente. Atualmente, a companhia conta com uma rede de 1,7 milhão de revendedoras e cerca de 500 mil já trabalham com lojas virtuais criadas na plataforma da empresa.

Temos diversos times de inovação trabalhando em oportunidades de novos serviços. Estes projetos estão em testes e logo mais deverão ser comunicados ao mercado”, completa.

FONTE: BBN