maio 04

Tecnologia de biodigestores Homebiogas chega ao Rio Grande do Sul

Os visitantes da Fest Feira Dois Irmãos 2022, que está sendo realizada no Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich, no município de Dois Irmãos (RS) até o dia 8 de maio, terão a oportunidade de ver como funcionam os biodigestores HomeBiogas, tecnologia sustentável, presente em mais de 100 países, e que transformam resíduos sólidos orgânicos (fezes animais, restos de comida, cascas de legumes, ovos e frutos, por exemplo) em biogás para cozinhar e em biofertilizante para a fortalecimento do solo que melhora a produtividade dos cultivos.

O equipamento está montado e em funcionamento em uma carreta móvel, na qual os visitantes podem acompanhar o ciclo sustentável da biodigestão, desde o abastecimento do equipamento com os resíduos orgânicos, até o funcionamento do fogareiro com o biogás produzido nesse processo.

Nossa ideia é mostrar que todos os dias estamos jogando dinheiro fora no Brasil, uma vez que 40% dos resíduos sólidos produzidos no país é orgânico e pode ser transformado em energia”.

A iniciativa é de Angelita Luizetto Walter, conhecida Angelita Semeadora, criadora do portal Verdes Hábitos. Ela que atua e promove soluções ecoeficientes em seu dia a dia, é parceira da Biomovement Ambiental, empresa que atua baseada nos pilares da tecnologia, da inovação e do desenvolvimento sustentável e que representa com exclusividade a Homebiogas no Brasil. “Nossa ideia é mostrar que todos os dias estamos jogando dinheiro fora no Brasil, uma vez que 40% dos resíduos sólidos produzidos no país é orgânico e pode ser transformado em energia”, explica Angelita.

Ela ressalta que hoje, vivenciamos uma crise econômica que eleva cotidianamente o custo dos alimentos e do gás de cozinha, sem falar no custo dos defensivos agrícolas por conta da guerra no Leste Europeu. “Se dentro deste cenário conseguimos economizar efetivamente com o biogás, produzir mais e melhor de forma natural a partir do biofertilizante e, ainda, proteger o meio ambiente deixando de lotar os aterros e deixando de enviar a eles cerca de 1 tonelada de resíduos orgânicos por família/ano e, ainda, deixando de emitir, anualmente, cerca de 6 toneladas de gases de efeito estufa, por que não adotarmos uma tecnologia sustentável de biodigestão?”, questiona Angelita.

Depois da Fest Feira Dois Irmãos 2022, a carreta móvel com o biodigestor Homebiogas estará na 3ª Ecofest de Morro Reuter, no dia 5 de junho.

Como funciona o equipamento

Os biodigestores HomeBiogas são um sistema único de geração de energia renovável e de fertilizante líquido natural, que tem como fonte os resíduos orgânicos alimentares e esterco animal.

Esses resíduos passam por um processo microbiológico no qual as bactérias anaeróbicas presentes no biodigestor os transformam em biogás – energia renovável -, que o sistema canaliza para o uso na cozinha, e em um biofertilizante líquido, natural e rico em matéria orgânica, que fortalece o solo.

Os benefícios são diversos. Para o produtor agrícola, por exemplo, além da redução de custos com fertilizantes e defensivos agrícolas industrializados, o biofertilizante natural é capaz de nutrir e melhorar as características dos solos, possibilitando que as plantas façam uma rápida absorção, por conter macro e micronutrientes, além de elevado teor de matéria orgânica e microrganismos em sua composição. Essa composição pode, inclusive, ser adequada para atender a cada tipo específico de cultura, a partir do tipo de resíduo orgânico que cada um coloca em seu biodigestor – variação de quantidades e tipos de estercos, resíduos, sais solúveis ou bactérias.

Para quem promove a educação e não apenas a educação ambiental, mas o estudo das matérias curriculares, como química, física, matemática, biologia etc, o biodigestor é uma ferramenta pedagógica que oferece um aprendizado prático riquíssimo.

A biodigestão no Rio Grande do Sul

O Estado é um dos que se destacam na implantação da tecnologia HomeBiogas. Além das escolas, de universidades e de produtores rurais, as pousadas, os hotéis, restaurantes, canis, hotéis para PETs e até mesmo residências estão usando o equipamento como forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas, preservar o ambiente e economizar. “Compartilhamos da missão da Biomovement Ambiental, de trabalhar para transformar a vida das pessoas a partir da tecnologia e da inovação”, afirma Angelita, que também tem o biodigestor instalado em sua casa.

  • Para conhecer o Biodigestor HomeBiogas na Fest Feira Dois Irmãos 2022, visite o evento até o dia 8 de maio. Informações no link.
  • Para conhecer o Biodigestor HomeBiogas na 3ª Ecofest de Morro Reuter, no dia 5 de junho, acesse o link.
  • Para saber mais sobre a tecnologia Homebiogas, acesse o site.

FONTE: https://expansao.co/tecnologia-de-biodigestores-homebiogas-chega-ao-rio-grande-do-sul/