Tecnologia brasileira torna possível carro compartilhado

Num momento em que se discute bastante sobre a necessidade de se ter um veículo próprio, a startup Zazcar oferece uma alternativa prática para aqueles que precisam de um carro em momentos pontuais. Focada no “car sharing”, ou compartilhamento de carros, a empresa é pioneira na América Latina no segmento.

“Construímos, em 2015, nosso primeiro app e o hardware, que é propriamente dito a internet das coisas (IoT) que vai no carro. Por ele, o usuário consegue localizar o veículo, que fica sempre em estacionamentos 24 horas espalhados pela cidade. Também por meio do app, o usuário é capaz de destravá-lo e pegar a chave, que fica sempre dentro do veículo. Após utilizá-lo, ele deixa o automóvel no mesmo lugar, guarda a chave no slot e vai embora. Simples assim”, explica Felipe Barroso, CEO da Zazcar.

O aplicativo lê os sensores, informações de GPS, quilometragem – e com isso consegue fazer uma cobrança fracionada do uso de cada pessoa. Tudo graças a IoT, que é basicamente usada para executar todas as configurações, tanto do app quanto do carro – por exemplo, na conversa que o aplicativo faz para abrir o veículo.

“Nossa tecnologia foi desenvolvida no Brasil e é considerada uma das melhores do mundo em car sharing. Usamos um sistema de bluetooth para a abertura dos veículos. Por isso, não dependemos de internet, o que permite que carros em subsolos não apresentem problema na hora do uso”, contextualiza o CEO.

Atualmente com 26 colaboradores, a empresa recebeu um aporte de US$ 7,5 milhões do fundo de investimento FIP INSEED FIMA, principalmente para investimentos em marketing, novas contratações e expansão de sua frota para 400 veículos na cidade de São Paulo.

“Conseguimos nos relacionar com as startups que integram o inovabra habitat, mas mais que isso, com as corporações que são convidadas pelo Bradesco a conhecer e participar do espaço. Em algumas ocasiões tivemos a oportunidade de apresentar nosso case e conversar sobre parcerias com montadoras nacionais e internacionais” afirma Barroso.

Internet das Coisas (IoT), tecnologia usada pela Zazcar, é um dos eixos do inovabra habitat, espaço de coinovação do Bradesco. Os demais pilares tecnológicos do local são API, Blockchain, Inteligência Artificial, Computação Imersiva e Big Data.

FONTE: GAÚCHAZH