Tanque Abrams X usa inteligência artificial para localizar possíveis alvos

A General Dynamics Land Systems apresentou essa semana a nova versão do seu tanque Abrams X, que conta com um sistema de inteligência artificial para identificar possíveis inimigos. Além disso, ele também pode ser operado por apenas três pessoas, uma menos que os tanques Abrams tradicionais.

Tanque Abrams X é mais leve, econômico e silencioso que seu antecessor

Tanque Abrams X é mais leve, econômico e silencioso que seu antecessor / Divulgação: General Dynamics

O novo tanque Abrams X também é muito mais silencioso que seus antecessores, e também muito mais leve, pesando cerca de 10 toneladas a menos. O Abrams X também é muito mais econômico, e não só pela diferença de peso. Assim, seu motor híbrido elétrico e diesel gasta 50% menos combustível que os tanques Abrams mais recentes, M1A2 Abrams SEPv3 e SEPv4.

Com relação ao sistema de identificação de alvos por inteligência artificial, o disparo não seria feito automaticamente, só após a decisão de um operador humano, mas ele poderia sugerir alvos prioritários em uma situação na qual existem múltiplos inimigos.

Melhorias do tanque Abrams X vão além da inteligência artificial

Ao longo dos anos (e décadas), os tanques Abrams foram melhorados, mas basicamente se mantinham com muitas características dos velhos tanques da Chrysler Defense. A empresa foi vendida em 1982 para a General Dynamics.

Além disso, seu software pode identificar um tanque próximo e alertar os soldados, e também se comunicar com drones não tripulados para identificar possíveis ameaças mais distantes.

O Abrams X é o primeiro tanque da marca com carregamento automático, torre não-tripulada e software com recursos de inteligência artificial. Assim, ele pode ser considerado a primeira grande evolução dos tanques norte-americanos.

Mas, mesmo com todas as inovações e melhorias, esse tanque ultra tecnológico pode nunca entrar em operação, já que ele precisa ser aprovado pelo Pentágono. O motivo vai além do preço, que ainda não foi divulgado pela General Dynamics, mas não deve ser nada barato.

Segundo fontes do The Washington Post, existe um grande debate sobre a eficácia e utilidade de tanques no futuro militar dos Estados Unidos. Um dos maiores motivos para esse questionamento seria o fracasso dos tanques russos na guerra da Ucrânia.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/10/13/carros-e-tecnologia/tanque-abrams-x-usa-inteligencia-artificial-para-localizar-possiveis-alvos/