Taiwan apresenta exoesqueleto militar inspirado no Homem de Ferro

O governo de Taiwan garante que criou um traje militar de exoesqueleto movido a bateria. De acordo com a administração do país asiático, o exoesqueleto permite que os soldados possam correr a uma velocidade maior do que a que eles alcançam sem eles, além de carregar objetos pesados.

O exoesqueleto foi projetado e construído por cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Chung-Shan. O traje de combate faz parte de um projeto iniciado há quatro anos, que recebeu o nome não oficial de “Homem de Ferro de Taiwan”.

Orçamento limitado

O orçamento do projeto é relativamente baixo, apenas US$ 5,74 milhões (cerca de R$ 32 milhões, na cotação atual). Porém, o objetivo também não é muito ousado, o governo de Taiwan quer apenas que seus soldados tenham um exoesqueleto na parte inferior do corpo para terem mais força e resistência.

Soldado taiwanês carregando peso com um exoesqueleto
Traje permite que os soldados possam carregar mais peso por maiores distâncias com relativa facilidade. Crédito: Exército de Taiwan/Handout

De acordo com o chefe de desenvolvimento do projeto, Jen Kuo-Huang, o traje permitirá que os soldados possam carregar artigos mais pesados por maiores distâncias, mas com um nível menor de fadiga e cansaço durante as viagens.

Segundo Kuo-Huang, o exoesqueleto é capaz de reduzir o estresse nas articulações das pernas e do quadril. Isso permite que o soldado consiga tanto levantar, quanto carregar objetos mais pesados, atingindo velocidades de até seis quilômetros por hora.

Uso em combate

Os trajes poderão ser usados em operações de campo para o transporte de munições e armas pesadas. Isso é capaz de aumentar a mobilidade e a eficiência das equipes, seja em tempos de guerra, seja em missões de resgate após desastres naturais.

No momento, Taiwan tem planos para desenvolver uma segunda versão do traje. Essa atualização permite que os usuários possam carregar até 100kg. Segundo Kuo-Huang, isso pode ser útil para ajudar a mover soldados que sofram ferimentos durante uma batalha.

O lançamento do exoesqueleto acontece em meio ao aumento das tensões entre a China continental e Taiwan. O governo de Pequim vê a ilha como parte de seu território. No início de outubro, a China enviou vários aviões de guerra ao espaço aéreo taiwanês, aumentando o clima de tensão.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/10/27/carros-e-tecnologia/taiwan-apresenta-exoesqueleto-militar-inspirado-no-homem-de-ferro/