Super Tufão Mawar: veja o fenômeno em incríveis imagens de satélite

Com ventos chegando a 350 km/h, o super tufão Mawar pode ter sido a maior tempestade já registrada na história durante um mês de maio. Veja imagens do fenômeno.

O super tufão Mawar bateu recordes e gerou imagens impressionantes durante sua passagem pelo Oceano Pacífico ao longo da última semana. Desde 1950, o tufão Mawar é apenas o nono a chegar à categoria 5 — a mais alta para se classificar a intensidade destes fenômenos — tão cedo no ano, podendo ser a tempestade tropical mais poderosa já registrada no planeta durante um mês de maio.

Passando pela ilha de Guam, território americano no Pacífico, na última quarta-feira (24), o Mawar ganhou ainda mais força ao longo de seu deslocamento pelo oceano. Com ventos sustentados a até 297 km/h — além de rajadas que chegaram a 350 km/h — as ondas no oceano chegaram a mais de 21 metros de altura.

Imagens de satélite, como o japonês Himawari-9 revelam o olho extremamente definido da tempestade, um indicativo da imensa quantidade de energia transportada. Medições indicam que a pressão atmosférica no olho do tufão chegou a 897 milibares — em comparação, a média da pressão a nível do mar é de 1012 milibares.

Neste momento, o super tufão se aproxima do território das Filipinas, de onde milhares de pessoas foram evacuadas mesmo sem previsão que o fenômeno toque diretamente a terra. Nos próximos dias, seu trajeto deve incluir ainda Taiwan, com a tempestade se dissipando enquanto avança em direção ao sul do Japão.

Especialistas relacionam a tendência de aumento na quantidade de tempestade de categorias 3 a 5 observada nos últimos quarenta anos com as mudanças climáticas. Tempestades nessas classes sustentam ventos de mais de 180 km/h.

FONTE: https://www.terra.com.br/byte/super-tufao-mawar-veja-o-fenomeno-em-incriveis-imagens-de-satelite,1eeda4c54c4dbb0f3ff0c30fc6e46f214i7mwb6z.html