Na cidade de Michelstadt, localizada no distrito de Hesse, os clientes fazem pedidos de um supermercado online e agendam o melhor horário para recebimento.
A startup alemã Wingcopter começou um projeto que usa drones e bicicletas elétricas para entrega de encomendas nas áreas rurais da Alemanha. Na cidade de Michelstadt, localizada no distrito de Hesse, os clientes fazem pedidos de um supermercado online e agendam o melhor horário para recebimento. Os drones autônomos, então, transportam o produto até um ponto próximo e, em seguida, entregadores com bicicletas elétricas finalizam o processo, levando a encomenda até a casa do comprador.
O projeto, nomeado de “LieferMichel”, ainda está em fase experimental. O objetivo é entregar alimentos não perecíveis de um supermercado local chamado REWE. Se tudo der certo nesta fase de testes, a equipe planeja oferecer o serviço de entrega para outras lojas.
O CEO da Wingcopter, Tom Plümmer, disse ao site The Next Web que a equipe está orgulhosa de liderar esse serviço de entrega de mantimentos por drone na Alemanha. “O nosso maior objetivo é ganhar experiência e avaliar, em conjunto com os moradores, um serviço amigo do ambiente, eficiente e que seja útil para a população”, complementou.
A Wingcopter está trabalhando com a Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt e recebeu financiamento do Ministério Alemão para Serviços Digitais e Transportes (BMDV, na sigla em alemão). O projeto-piloto do LieferMichel deve funcionar até o final de 2023.
Além dos alimentos, a Wingcopter também usou os drones para entregar remédios em ilhas remotas, inspecionar vulcões na Itália e infraestruturas na Noruega. A empresa desenvolve drones elétricos com tecnologia patenteada resistentes a ventos e chuvas fortes.
Veja mais detalhes sobre o funcionamento do drone no vídeo abaixo:
FONTE: https://epocanegocios.globo.com/startups/noticia/2023/10/startup-usa-drones-e-bikes-eletricas-para-entregar-alimentos-na-alemanha-com-zero-emissao-de-co2.ghtml