Startup russa de atendimento ao cliente chega ao Brasil com foco em PMEs

Fundada em 2014, a Usedesk conecta os canais de comunicação usados por uma empresa em um só ambiente.

Eduardo Marquioli, head de desenvolvimento de novos negócios da Usedesk no Brasil — Foto: Divulgação

startup russa Usedesk está desembarcando oficialmente no Brasil com sua plataforma de atendimento ao cliente. Por aqui, o foco da empresa serão os pequenos e médios negócios, com atenção especial para empreendimentos fora dos grandes centros.

A startup auxilia empresas a alavancar a produtividade de seus times de atendimento, conectando diferentes canais de comunicação com o cliente — como e-mail, Whatsapp e redes sociais — em um mesmo ambiente. Segundo a Usedesk, a ideia é permitir que gestores acompanhem mais de perto os dados gerados pelos atendimentos.

“Todo tipo de empresa precisa de help desk em maior ou menor grau. Negócios B2B precisam mais do serviço porque a volumetria é grande e o processo de recompra é muito importante. A nossa plataforma é mais vital para quem tem um custo de aquisição de clientes (CAC) muito alto”, pontua Eduardo Marquioli, head de desenvolvimento de novos negócios da startup no Brasil.

O foco em PMEs no Brasil tem explicação. “Para sobreviver no mercado digital, o pequeno e médio precisa oferecer uma experiência excepcional aos clientes. Empresas do Nordeste, do Centro-Oeste e do Norte que querem crescer e se consolidar enfrentam desafios complementares. Grandes players estão interessados em grandes clientes e PMEs ficam com suporte defasado”, afirma.

De acordo com Marquioli, o foco está nos setores de varejo online, especialmente pequenos e-commerces, logística e educação. Para chegar a esses empreendedores, a startup vai marcar presença em eventos e investir em parcerias com instituições, como a Associação Brasileira de Startups (Abstartups) e o Sebrae de Goiânia, onde está registrada a filial da Usedesk. O time de vendas também está sendo montado para iniciar a prospecção de clientes.

Fundada em 2014, a Usedesk opera na Europa e nos Estados Unidos. Ao todo, a startup atende mais de 475 empresas, incluindo grandes companhias, como a rede de varejo de produtos de beleza Sephora e a marca Samsonite, de artigos de viagem.

A startup já havia tentado iniciar a atuação no Brasil em 2021, quando foram feitos alguns testes em parceria com a Vtex. Marquioli recorda que, na época, a Usedesk optou por trabalhar com profissionais russos, que não conheciam as particularidades do mercado brasileiro, e o projeto não foi adiante. A ideia de operar no país, porém, não foi descartada porque existiam profissionais brasileiros atuando na Rússia insistindo no potencial. “O Brasil é um dos países com maiores taxas de digitalização do mundo, com alto volume de vendas online. É um mercado estratégico para expandir”, afirma.

Operar em outros territórios se fez especialmente necessário em meio à guerra entre Ucrânia e Rússia e às restrições impostas para adquirir novas tecnologias. Marquioli conta que a startup se sentiu motivada a reduzir a dependência de empresas russas para garantir o funcionamento da plataforma. Com operação estruturada e dando lucro, a Usedesk utiliza recursos próprios para a expansão.

Até o fim do ano, a startup vai investir R$ 2 milhões para estabelecer a operação brasileira, com adaptação de plataforma, marketing e captação de leads, contratação de time de tecnologia, suporte e vendas, e participação em eventos. A Usedesk pretende encerrar 2023 com 60 clientes no Brasil e receita mensal de US$ 40 mil.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/startups/noticia/2023/09/startup-russa-de-atendimento-ao-cliente-chega-ao-brasil-com-foco-em-pmes.ghtml