jan 25

Startup quer usar camundongos para cultivar cabelos para implantes

O mercado de transplantes capilares é um dos mais aquecidos quando se trata de procedimentos estéticos, principalmente para homens, que são as maiores vítimas da queda de cabelo. Porém, os fios transplantados precisam vir de algum lugar, e uma empresa pretende usar camundongos para isso.

A ideia de usar camundongos para cultivar os cabelos que os transplantados receberão é do biólogo Ernesto Lajuan, fundador da startup médica dNovo. Por enquanto, o que a empresa conseguiu foi transplantar células-tronco de cabelo humano em um camundongo.

Resultado dos testes não foi muito agradável aos olhos. Crédito: dNovo/Divulgação

Visualmente, o resultado não foi muito agradável, com um camundongo completamente sem pêlos e alguns tufos daquele cabelo humano bem fino, que é característico de quem faz transplante capilar. Porém, é um avanço importante e que faz uma “engenharia reversa” de como a calvície funciona.

Células que não são substituídas

Os humanos nascem com todas as células-tronco capilares que terão em suas vidas, porém, uma vez que essas células morrem, não têm uma substituta. Porém, é exatamente isso que Lujan espera mudar com sua startup e seus camundongos “cabeludos”.

Segundo o biólogo, sua empresa é capaz de criar células-tronco formadoras de folículos capilares, modificando geneticamente outras células, como células normais da pele. De acordo com Ernesto Lajuan, sua técnica será capaz de encontrar e tratar a causa principal da perda de cabelo.

dNovo não está sozinha

Porém, a dNovo não é a única startup que promete a cura da calvície usando células-tronco, embora seja a única que esteja usando camundongos para isso por enquanto. Mas é importante ressaltar que a técnica de Lajuan ainda precisa de uma série de pesquisas antes de virar um tratamento comercial.

Logo, a tecnologia ainda está muito longe de estar pronta. Sendo assim, o melhor a fazer é se inspirar em pessoas que abraçaram a queda de cabelo e ficaram muito bem sem eles, como Dwayne “The Rock” Johnson e Zinedine Zidane.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/01/25/medicina-e-saude/startup-quer-usar-camundongos-para-cultivar-cabelos-para-implantes/