Startup quer desenvolver plantas capazes de crescer com água salgada

Esse avanço tem o potencial de enfrentar um problema crescente em um mundo em aquecimento, onde mais de 2 bilhões de acres de terra estão afetados pela salinização, reduzindo os rendimentos das culturas.

Uma startup israelense baseada em tecnologia agrícola, chamada SaliCrop, está desenvolvendo culturas resilientes capazes de crescer em solos salinos, utilizando água salgada no processo de cultivo. Esse avanço tem o potencial de enfrentar um problema crescente em um mundo em aquecimento, onde mais de 2 bilhões de acres de terra estão afetados pela salinização, reduzindo os rendimentos das culturas. Com o uso de sementes aprimoradas pela SaliCrop, os agricultores têm observado um aumento significativo nos rendimentos das colheitas, mesmo em meio a condições desafiadoras.

As informações são do site Business Insider.

O sucesso da SaliCrop é resultado de uma abordagem inovadora que envolve expor as plantas ao estresse desde o início do ciclo de crescimento, preparando-as para condições salinas. Essa técnica permite que as culturas desenvolvam defesas internas contra o excesso de sal, aumentando sua resiliência e capacidade de produção em ambientes hostis. Os dados de teste mostram uma redução de até metade das perdas de colheitas devido ao estresse, destacando o potencial dessa abordagem para melhorar a segurança alimentar global.

Além de enfrentar o desafio da salinização do solo, a SaliCrop também está contribuindo para a redução das perdas econômicas associadas a essa questão. Estima-se que a economia global perca cerca de US$ 27 bilhões por ano em colheitas perdidas devido à salinização. Ao aumentar os rendimentos das colheitas em áreas afetadas, a tecnologia da SaliCrop não só beneficia os agricultores individualmente, mas também pode ter um impacto positivo significativo na economia global.

A startup tem planos de expandir sua solução para oito países diferentes e já está recebendo ligações de empresas de sementes na Europa, Índia e África que estão buscando soluções imediatas para melhorar o rendimento de suas colheitas.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/startups/noticia/2024/03/startup-quer-desenvolver-plantas-capazes-de-crescer-com-agua-salgada.ghtml