Startup que utiliza IA para auxiliar no diagnóstico de doenças graves recebe aporte de R$ 1 milhão

Healthtech viabiliza acesso à saúde de qualidade a um baixo custo.

Viziomed, startup que utiliza Inteligência Artificial (IA) para auxiliar, de forma rápida e precisa, os diagnósticos de doenças graves em seu estágio inicial, acaba de receber um aporte no valor de R$ 1 milhão em rodada liderada pela DOMO Invest e passou a integrar o portfólio de startups da Venture Capital e uma das principais gestoras do país. A rodada também contou com a participação da ACE e outros investidores-anjo.

Segundo levantamento do Instituto Oncoguia, 95% dos casos de câncer de mama que são detectados precocemente têm possibilidade de cura. Já o câncer de pulmão, segundo tipo de tumor maligno mais comum no Brasil, quando diagnosticado nos estágios iniciais, possui uma média de cura de 56%. O capital será usado pela healthtech para ampliar sua área de atuação e atender as grandes operadoras de saúde com foco em tornar o setor mais acessível.

“Quando o assunto é doenças graves, como o câncer, sabemos que o tempo é precioso. Quanto mais rápido o diagnóstico é feito, maiores são as chances de cura e menor o custo do tratamento. Em alguns casos, dependendo do estágio da doença, os procedimentos chegam a ser 100 vezes mais caros. Nossa missão é ajudar a salvar vidas e, ao mesmo tempo, diminuir as despesas do paciente e da operadora de saúde com os procedimentos”, afirma Mávio Bispo, CEO da Viziomed.

É neste cenário que a Viziomed atua, com um papel decisivo na corrida contra o tempo para o diagnóstico precoce do câncer e outras doenças graves que podem ser detectadas por meio de exames de imagem. Com o uso de IA, a tecnologia usada pela startup serve como apoio ao diagnóstico médico, uma vez que os algoritmos são capazes de indicar lesões milimétricas em imagens como raios x, tomografia e mamografia, tornando a análise mais rápida e precisa.

Fundada em 2020 pelos sócios Mávio Bispo, Filipe Guerra e Jalingson Assis, a Viziomed possui um modelo de negócio B2B e já atende empresas, como Azul Linhas Aéreas, Cogna e Prevent Sênior. “Agora o objetivo do nosso projeto de expansão é levar a solução para as principais operadoras de saúde, o que permitirá que a nossa tecnologia impacte um maior número de pessoas em todo o país”, afirmou Filipe Guerra, CBO da startup.

Mario Letelier, gestor do Fundo Anjo e sócio na DOMO Invest, destaca o potencial da startup. “A Viziomed possui um enorme potencial de crescimento porque utiliza um produto altamente tecnológico com o objetivo de salvar vidas, tudo isso com ganhos econômicos tanto para a operadora de saúde quanto para o paciente. Estamos felizes em contribuir com a potencialização do negócio”.

FONTE: https://startupi.com.br/startup-diagnostico-de-doencas-graves/