Startup que criou bot integrado ao ChatGPT recebe investimento de R$ 27,5 milhões

O dinheiro será usado principalmente para contratar profissionais de tecnologia que ajudarão no desenvolvimento contínuo da plataforma (Crédito: Ronaldo Estevao/Assis)

A startup Assis, que desenvolveu um assistente virtual para profissionais autônomos, recebeu um aporte de R$27,5 milhões em sua primeira rodada de investimentos. A ação acontece antes do lançamento da solução no mercado, previsto para abril, e teve como investidores Costanoa, MAYA, Canaan, Norte Ventures, Latitud, FJ Labs, K50, 1616, BFF e investidores-anjos.

Segundo a empresa, o dinheiro será destinado, principalmente, para contratar profissionais de tecnologia que ajudarão no desenvolvimento contínuo da plataforma. O objetivo da empresa é auxiliar os empreendedores no dia a dia que precisam realizar tarefas que estão além da sua área de atuação, como marketing, vendas, suporte ao cliente, finanças, jurídico etc.

Esse movimento resulta no que a pesquisa “Tempo do empreendedor”, realizada pelo Sebrae. Segundo o estudo, um empreendedor individual dedica, em média, 9,3 horas por dia para o trabalho e 78% dos donos de negócio costumam trabalhar aos sábados e 33% aos domingos. Além disso, quase metade (45%) dos empreendedores dizem faltar tempo para a sua empresa.

Como o chatbot pode ajudar autônomos

Uma das maiores dificuldades dos autônomos é a questão de gestão de tarefas. Como muitas vezes trabalham sozinhos, eles têm que realizar tudo da sua empresa e às vezes acabam esquecendo do que devem fazer. “A Assis entra exatamente nisso. Vamos sempre lembrando o cliente do que devem fazer, como quando entrar em contato com cliente; enviar um orçamento; ver se o cliente tem dúvida em relação ao orçamento e avisamos também dos compromissos que ele tem, reuniões etc.”, afirma Raphael Machioni, CEO e founder da startup.

Para Mateus Magno, CEO da Samba Digital, unidade de negócios focada em transformação digital da Sambatech, o ChatGPT é capaz de oferecer ajuda em diversos processos, tais como responder dúvidas relacionadas ao negócio em si, de questões jurídicas a financeiras, e elaborar estratégias de comunicação, marketing e atendimento ao cliente.

“Além disso, ele também consegue trazer ideias para novos produtos, serviços e soluções, e elaborar conteúdos tanto para campanhas de marketing, quanto para e-mails e postagens nas redes sociais, site e blog”, completa Magno.

E a jornada do cliente?

Através do bot integrado com o ChatGPT e o aplicativo, a startup ajuda em toda a jornada do cliente. Isso inclui o primeiro atendimento, lembrá-lo das tarefas, verificar se ficou alguma dúvida, enviar um orçamento, verificar a disponibilidade e realizar as cobranças. Segundo a Assis, aproximadamente 23% dos seus clientes observaram crescimento em suas vendas com o uso da assistente.

“Por meio das informações captadas do cliente no primeiro contato, o ChatGPT integrado com o bot é capaz de fazer um atendimento personalizado com cada usuário, podendo encaminhar orçamentos diferenciados de acordo com o serviço pedido, por exemplo. Além de responder dúvidas pontuais e realizar cobranças, ele evita que o cliente fique sem resposta por muito tempo, já que consegue retornar um contato em poucos segundos e ainda encaminha lembretes para o empresário avisando sobre quando é hora de fazer um follow up com o cliente, quando é necessário encaminhar um documento importante, etc”, explica Machioni.

O CEO da Samba Digital destaca o papel do ChatGPT no desenvolvimento de pesquisas, pois ao analisar dados e feedbacks dos clientes, o robô pode identificar tendências e oportunidades de melhoria, ajudando a empresa a desenvolver produtos e serviços mais alinhados às necessidades deles.

Para Giulio Costaempreendedor especialista em marketing digital e tecnologia e criador da The Creams, empresa de cosméticos, o ChatGPT ajudará muito em contato direto com os bots de resposta. “Principalmente se levarmos em conta canais de atendimento, cobranças e até mesmo orçamentos porque é possível automatizar bem o que o chat pode ou não responder. Ele sempre responderá dentro dos parâmetros que você der, então você pode ensinar, por exemplo, como calcular um orçamento dentro do parâmetro específico de projeto que você tem. Assim, interconectado com o chatbot, ele conseguirá entregar uma resposta melhor para o usuário final”, conclui.

FONTE: https://www.istoedinheiro.com.br/startup-que-criou-bot-integrado-ao-chatgpt-recebe-investimento-de-r-275-milhoes/