jan 14

Startup Nuro revela a terceira geração de seu veículo autônomo de entregas em parceria com a BYD

Em uma parceria com a BYD North America, a californiana Nuro apresentou a terceira geração de seu veículo elétrico autônomo de entregas, descrita como a mais avançada da startup até hoje. O robô foi desenvolvido para levar seus serviços para milhões de pessoas em todos os Estados Unidos.

Chamado simplesmente de Nuro, o modelo autônomo foi projetado para transportar pelo menos o dobro do volume de carga que a segunda geração (R1) da startup transporta. Além disso, o veículo pode realizar mais entregas por viagem, boa parte graças a uma velocidade máxima de 72 km/h e uma bateria competente para durar um dia todo sem recarregar.

Compartimentos seguros para armazenamento modular

Mãe e filha pegando compras no veículo autônomo
Imagem: Divulgação/Nuro

O Nuro é cerca de 20% mais estreito que um carro de passeio médio. Ele possui dois compartimentos totalizando 765 litros, o que significa um armazenamento suficiente para 24 pacotes grandes de mantimentos com peso de até 227 kg. A cada entrega, os clientes podem usar um aplicativo de smartphone para desbloquear o devido compartimento para acessar seus pedidos.

As inserções de armazenamento modulares permitem que o autônomo Nuro transporte uma variedade de itens, desde produtos frescos até produtos congelados ou alimentos quentes. Cada compartimento oferece uma modulação de temperaturas chegando a 46,7° C ou a -5,6° C.

Autônomo e seguro

O Nuro também foi projetado para ser mais seguro para outros usuários da estrada, principalmente pedestres e ciclistas. Suas melhorias de segurança incluem um airbag frontal externo para proteger os pedestres em caso de acidente.

Nuro com airbag na frente
Imagem: Divulgação/Nuro

Há também um conjunto de sensores multimodais, incluindo câmeras, radares, LiDAR e câmeras térmicas, permitindo uma visão de 360 ​​graus dos arredores. Já seu design mais estreito oferece aos ciclistas e pedestres mais espaço para locomoção ao lado dele.

Como os veículos não se destinam a transportar pessoas, eles não possuem volante ou pedais. Também não são necessários limpadores de para-brisa, cintos de segurança, espelhos, airbags ou qualquer outro sistema de segurança obrigatório exigido nas leis de trânsito em geral.

Os pequenos veículos autônomos de entrega da Nuro são projetados principalmente para serem usados ​​por varejistas, restaurantes e mercearias. A startup já está testando seus robôs em programas piloto com a FedEx, a Domino’s Pizza e a rede de lojas de conveniência 7-Eleven.

Dezenas de milhares de unidades Nuro por ano

Imagem com o veículo autônomo e uma pessoa andando de bicicleta ao lado
Imagem: Divulgação/Nuro

Como parte do acordo, a BYD North America montará o veículo autônomo de terceira geração com componentes de hardware de origem global para as plataformas de veículos. Por sua vez, a Nuro concluirá as etapas finais de fabricação e preparará as unidades para implantação.

Além de apresentar seu novo veículo, a Nuro também anunciou que usará energia 100% renovável para todos os carregamentos e instalações de veículos pela primeira vez a partir deste mês. As instalações da startup no estado norte-americano de Nevada devem estar totalmente operacionais em 2022, permitindo que a empresa construa e teste dezenas de milhares de veículos de entrega por ano.

A construção da fábrica começou oficialmente em novembro do ano passado. Os planos da startup são de implantar milhões de seus veículos de entrega não tripulados no futuro para serem usados ​​para entrega sob demanda e comércio eletrônico.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/01/13/carros-e-tecnologia/startup-nuro-revela-a-terceira-geracao-de-seu-veiculo-autonomo-de-entregas-em-parceria-com-a-byd/