Startup Nikola processa Tesla por “copiar design de caminhão”;

ELON MUSK REVELA O CAMINHÃO ELÉTRICO FUTURISTA DA TESLA. APRESENTAÇÃO ACONTECEU EM NOVEMBRO DO ANO PASSADO (FOTO: DIVULGAÇÃO/TESLA)

Se a Tesla já não estivesse dando dores de cabeça suficientes para Elon Musk, o bilionário acaba de ganhar mais um motivo para dormir no sofá da empresa. Uma startup fabricante de caminhões híbridos está processando a companhia em US$ 2 bilhões por supostamente copiar seu design e aplicá-lo ao Tesla Semiprimeiro caminhão elétrico da Tesla.

Segundo a startup, a Tesla infringe várias de suas patentes. Ironicamente, o nome da empresa autora da ação é Nikola (primeiro nome de Nikola Tesla, famoso inventor do século XIX).

Depois de ganhar fama com seus carros elétricos, a Tesla começou a mirar no ano passado projetos maiores — literalmente. Em novembro, Musk apresentou um caminhão que promete ser mais seguro e eficiente do que qualquer veículo pesado a diesel no mercado.

De acordo com o Mashable, a saga entre Nikola e Tesla é longa. A primeira apresentou várias patentes para um caminhão elétrico em 2015 — e inclusive publicou um projeto de veículo semi-elétrico, o Nikola One, em seu site em maio de 2016. As patentes incluíam características semelhantes ao do Tesla Semi, como o formato do para-brisa, a fuselagem e o para-choque. Até então, a Tesla ainda não havia anunciado sua intenção de construir um caminhão do tipo.

Em julho de 2016, no entanto, Musk revelou que a Tesla estava nos “primeiros estágios de desenvolvimento” do veículo. Em setembro daquele ano, a Tesla tentou sem sucesso contratar o engenheiro-chefe da Nikola. Em seguida, em dezembro, a Nikola apresentou um protótipo do Nikola One.

Em abril de 2017, a Tesla lançou a primeira imagem promocional de seu caminhão. Então, em novembro, a Nikola notificou a empresa de Musk pedindo que ela não realizasse seu lançamento. “A Tesla não possui patentes que protejam o projeto de seu caminhão”, defendia a Nikola.

Nove dias depois, o Tesla Semi foi apresentado publicamente. O processo alega que “o design do Tesla Semi é substancialmente similar ao design exclusivo da Nikola”.

“É evidente que não há mérito neste processo”, rebateu um porta-voz da Tesla em comunicado ao Mashable. A Nikola, por sua vez, diz que está “simplesmente protegendo nossa propriedade intelectual”.

Cópia ou não, ainda vai demorar para você se deparar com um desses caminhões na estrada. A produção do Tesla Semi começará só em 2019, segundo a empresa. Empresas como Walmart, PepsiCo e Budweiser anunciaram que vão comprar e experimentar alguns dos caminhões.

FONTE: ÉPOCA