mar 15

Startup lança robô que estaciona o carro sozinho em aeroportos

Além de estacionar na ida, a solução criada pela Stanley Robotics é capaz de saber quando o cliente voltará e busca o carro no estacionamento

Aéroport Lyon St Exupéry (69). 12/02/2019. Robot voiturier Stanley Robotics

Já imaginou como seria chegar em um aeroporto e entregar o seu carro para um robô manobrista? Na França, isso já é possível. A startup Stanley Robotics lançou, nesta semana, um “estacionamento autônomo” no aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry. Na prática, o cliente chega no local, deixa o carro em um espaço na entrada do estacionamento e confirma o pagamento ali mesmo, escaneando um código no celular.

No mesmo terminal, também é possível verificar as informações do voo. Depois de confirmar a reserva de vaga, o robô manobrista leva o carro até o local das vagas e estaciona o veículo. O serviço é conectado aos dados do voo do cliente. Por isso, na volta, o robô busca o carro e deixa no local de início.

O Stan é capaz de organizar os carros de acordo com as datas de saída dos clientes para otimizar o espaço. De acordo com a startup, com o robô, os aeroportos podem ter 50% a mais de vagas. Além disso, ele é 100% elétrico, equipado com Inteligência Artificial e sensores para escanear o ambiente e ajustar os movimentos.

Atualmente, o aeroporto de Lyon-Saint-Exupéry disponibilizou 500 vagas dedicadas à Stanley Robotics, mas planeja expandir o sistema para até 6 mil. A reserva de uma semana no estacionamento equipado com os robôs custa € 52.20.

FONTE: StartSe