Startup faz match entre candidatos e vagas e atrai investimento de R$ 750 mil

Com algoritmo próprio, Rhevolut tem 100 inscrições de usuários por dia e cresce 50% ao mês.

Eughenio Constantino e Fabio Ivatiuk, fundadores da Rhevolut Divulgação

Fundada em setembro de 2022, por Fabio Ivatiuk e Eughenio Constantino, a Rhevolut é uma startup que busca solucionar os problemas da área de recrutamento. Por meio de um questionário de apenas 16 perguntas, a empresa promete fazer um match entre candidato e vaga de forma mais rápida. A proposta atraiu um investimento de R$ 750 mil da Antler no primeiro semestre deste ano, que vai ser usado para escalar a operação. A novidade foi noticiada com exclusividade para PEGN.

Ivatiuk tem experiência como empreendedor desde 2017, quando abriu uma startup na área da educação, mas vendeu o negócio em 2020, pois queria ter experiência em grandes empresas. Foi participando de processos seletivos que ele percebeu a dificuldade dos recrutamentos. “Sempre foi uma dor muito grande contratar, mas para o contratado é muito mais difícil”, diz.

Além de vivenciar esse problema, Ivatiuk identificou várias reclamações no LinkedIn. Depois de viajar para a Europa, entendeu que o processo poderia ser facilitado. “Eu vim com essa ideia de que era possível fazer diferente e, nessa época, fui chamado para o programa da Antler”, lembra. Foi lá que ele conheceu Constantino, que tem uma carreira voltada à tecnologia e ao desenvolvimento de produtos. Eles se juntaram e criaram a tese da Rhevolut, que foi aprovada pela Antler.

Os empreendedores se basearam em processos de matchmaking de empresas europeias e os adaptaram para o contexto brasileiro. Para isso, entrevistaram 75 empresas, além de profissionais de RH, desenvolveram um protótipo e adaptaram de acordo com os feedbacks. Para as mudanças, eles conversavam com as empresas sobre os candidatos que apareceram, mas não combinavam com a vaga. Assim, Constantino ajustava os pesos de cada item avaliado para ter resultados mais assertivos.

Os questionários são personalizados para cada vaga e são respondidos pelos candidatos e pelas empresas. Os fundadores explicam que as perguntas não são iguais nem mesmo dentro de uma mesma organização, pois os negócios têm várias microculturas em cada departamento. “Para o quiz, levamos em consideração a cultura da empresa, a microcultura e dados relacionados a gestão daquela vaga”, aponta.

A análise leva em conta as habilidades, cultura e preferências dos usuários, o que é feito de maneira gamificada, com um algoritmo desenvolvido pela Rhevolut. Após responder ao quiz, os usuários são indicados para vagas que combinam com o seu perfil. “Mostramos para as pessoas apenas as vagas que combinam com elas, e para as empresas apenas os candidatos que combinam, bem no estilo do Tinder”, explica Ivatiuk. O tempo para a contratação pode ser de menos de uma semana. “[A empresa] não precisa postar vagas, esperar as pessoas aplicarem, ter 500 aplicações, filtrar os candidatos que não se encaixam na vaga e pedir indicações”, completa.

A ferramenta, que foi criada há menos de um ano, tem alcançado talentos e empresas de forma orgânica, segundo os fundadores. “As pessoas usam, gostam e vão indicando”, diz Ivatiuk. Os empreendedores contam que cerca de 100 novos candidatos entram na plataforma todos os dias, e que a startup está crescendo 50% ao mês. Ivatiuk explica que a solução é vendida para as empresas por meio de uma plataforma SaaS. Entre os clientes da startup estão a Amaro e a EasyB2B.

A Rhevolut agora pretende expandir sua participação no mercado, e o valor recebido pela Antler vai ajudar. O plano é começar a escalar a empresa e abrir uma nova rodada de investimentos no início de 2024. Outro objetivo é fazer parcerias com empresas, que trabalham em outras pontas de processos seletivos e atividades de RH, para oferecer as melhores soluções de forma conjunta. Com o apoio da Antler, a Rhevolut também quer começar a se internacionalizar.

FONTE:

https://revistapegn.globo.com/startups/noticia/2023/07/startup-faz-match-entre-candidatos-e-vagas-e-atrai-investimento-de-r-750-mil.ghtml


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0