set 14

Startup do Google promete internet via satélite de alta velocidade

A startup do Google, Aalyria Technologies, é o novo projeto da big tech para disponibilizar internet de alta velocidade via satélite em diversas partes do planeta. O projeto – que até então era secreto – tem o codinome “Minkowski”.

Com esse novo projeto, o Google segue outras empresas como SpaceX e Amazon, que estão investindo em internet via satélite para transmissão de larga escala.

No comunicado para a imprensa, a Aalyria descreve que sua missão é de gerenciar “redes de comunicações complexas que abrangem terra, mar, ar, espaço próximo e espaço profundo”. Segundo informações da startup, sua internet poderá enviar dados a velocidade de até 1,6 terabit por segundo em dezenas de quilômetros, cerca de 1.000 vezes mais rápido do que é utilizado atualmente. (via Bloomberg)

A Aalyria Technologies foi fundada no início do ano por um grupo de veteranos de pesquisa e desenvolvimento do Google. O grupo utiliza um antigo projeto do Google, o Loon, encerrado no final do ano passado, que pretendia usar balões para transmitir internet de alta velocidade.

De acordo com o comunicado, a empresa visa comercializar as tecnologias com parcerias do setor público e privado e já conta com um contrato inicial de US$ 8 milhões com a Unidade de Inovação em Defesa (DIU, na sigla em inglês), dessa forma a startup pretende “desenvolver conectividade segura à Internet em todo o domínio espacial para clientes do setor público e privado”.

Para o projeto de internet ultrarrápida, a startup do Google informa que irá utilizar uma tecnologia de comunicação via laser em em uma escala e velocidade exponencialmente maiores do que qualquer coisa que exista hoje”.

A tecnologia laser usada é nomeada de “Tightbeam” e segundo a empresa os dados são mantidos intactos através da atmosfera e do clima, e oferece conectividade onde não existe infraestrutura de suporte”. “O Tightbeam melhora radicalmente as comunicações via satélite, Wi-Fi em aviões e navios e conectividade celular em todos os lugares”, afirma a empresa. (via CNBC)

FONTE: https://olhardigital.com.br/2022/09/13/pro/startup-do-google-promete-internet-via-satelite-de-alta-velocidade/