Startup de mineração apoiada por Bill Gates e Jeff Bezos encontrou um enorme depósito de cobre na Zâmbia

A KoBold, que que utiliza IA para buscar minerais para serem usados em baterias e outros produtos, começou a minerar no país há pouco mais de um ano.

startup de mineração KoBold anunciou que encontrou um enorme depósito de cobre no norte da Zâmbia. A empresa, que utiliza inteligência artificial para buscar minerais para serem usados em baterias e outros produtos – e se tornou unicórnio no ano passado -, tem em entre seus apoiadores Bill Gates e Jeff Bezos.

Em entrevista à Bloomberg, o presidente do negócio, Josh Goldman, descreveu a descoberta como “extraordinária” e comparou-a à mina de Kamoa-Kakula, na vizinha República Democrática do Congo, que produziu 393.551 toneladas de cobre concentrado em 2023 e espera um aumento anual de 18%.

“A história do (projeto) Mingomba é que é como Kakula, tanto no tamanho quanto no teor. Será uma das grandes minas subterrâneas de maior qualidade”, afirmou o executivo.

A KoBold começou a minerar em Mingomba há pouco mais de um ano, após receber um investimento de US$ 150 milhões (aproximadamente R$ 747,5 milhões). Desde então, conforme relatado pela Fortune, aumentou a sua infraestrutura de uma para seis plataformas de perfuração, perfurando entre 1.800 e 2.000 metros de profundidade. Até agora, quase 34 mil metros foram perfurados em um ano.

Resultados a longo prazo

A busca da startup por materiais escassos para baterias ajudará, em parte, o crescente mercado de veículos elétricos, que tem lidado com volatilidade e dependido quase na sua totalidade da China.

À Bloomberg, Goldman deixou claro que não se intimida por movimentos de curto prazo. “Capitalizamos a empresa para poder fazer investimentos de longo prazo. Nos preocupamos demais com o preço dessas mercadorias até 2035 e não nos importamos com o que será em 2024.”

Embora a expectativa seja de negócio começar a produzir no início da década de 2030 e os estudos de viabilidade ainda não estejam totalmente concluídos, o executivo afirmou que já está sendo avaliado a probabilidade de construir uma instalação na Zâmbia como um compromisso com o futuro.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/startups/noticia/2024/02/startup-de-mineracao-apoiada-por-bill-gates-e-jeff-bezos-encontrou-um-enorme-deposito-de-cobre-na-zambia.ghtml