Startup de Florianópolis desenvolve guarda-volumes inteligente para facilitar entregas

Empresa participa de um programa de aceleração do ambiente de inovação catarinense.

A startup HandOver, responsável por desenvolver guarda-volumes inteligente para logística e demais setores do mercado como comerciantes e varejistas, integra um programa de aceleração do ambiente de inovação em Florianópolis.

A plataforma permite que dentro dos armários, os usuários podem deixar ou compartilhar objetos e receber encomendas, sem a necessidade de uso de cadeado. Por meio de mecanismos de segurança, a porta é destravada via aplicativo.

A ideia surgiu em 2018, no Canadá, quando um dos sócios fez uma compra pela internet e precisou sair do trabalho para receber o produto. Segundo o co-fundador da empresa Alexandre Tavares, o sócio contou sobre a ideia de ter um equipamento em que as encomendas pudessem ser deixadas para retirar a qualquer momento utilizando uma senha.

“Decidimos então pesquisar o mercado e aí na semana seguinte contratamos duas pessoas para ir até a Avenida Paulista para pesquisar. Elas começaram a fazer as abordagens e entendemos que mais de 80% dos entrevistados, que foram quase 300 pessoas, passavam pelas mesmas coisas”, disse.

O projeto foi aperfeiçoado e disponibilizado para ser instalado em diversas áreas. As peças estruturais podem ser de metal ou de ABS, o chamado plástico de engenharia, produzido com baixo custo. Quanto a tecnologia usada para abrir e fechar as portas, a proposta foi desenvolver algo simples para ser acessível.

“Para utilizar nosso armário é muito simples, você baixa o aplicativo, abre o mapa, você encontra o mais próximo de você. Depois vai até o armário, seleciona o que você quer alugar e escolhe quantas horas você precisa”, explica Tavares.

 Segundo o diretor-executivo da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), Carlos Alberto Fadul Alves, a utilização dos armários inteligentes proporcionou maior segurança para deixar algum tipo de documento ou até mesmo receber uma encomenda.

“Ele [armário] traz essa facilidade de troca de mercadoria, de poder compartilhar algo que com alguém e que é algo de importância. Ali você sabe que ele vai estar bem guardado e que vai ser fácil de outra pessoa acessar pelo celular rapidamente. Então quando eu coloco o produto dentro do dispositivo temos essa garantia, essa segurança, que vai ser fácil para o outro usuário de retirar o produto no momento que ele quiser com maior flexibilidade possível”, avalia Alves.

Para o gerente comercial e de marketing da Produza Marcelo de Brito Gouvea, os lockers inteligentes tornaram a tarefa de entrega, de documentos e de protótipos mais rápida e fácil.

“Usando o aplicativo ou o totem interativo que está junto com o locker conseguimos rapidamente colocar o material, disparar um código para o nosso cliente ou fornecedor pra que ele venha retirar o material. Antigamente a gente usava a recepção aqui do prédio para essa atividade e a gente contratou o serviço pra facilitar e agilizar os processos”, disse.

A startup pretende instalar mais 15 pontos em Florianópolis no próximo semestre. Para utilizá-los, é preciso ter o aplicativo e procurar no mapa pelo armário mais próximo. O custo é R$ 1,50 por hora ou R$ 10 por dia.

FONTE: G1