STARTUP CRIA “TINDER” DAS VAGAS DE TRABALHO PARA RECRUTADOR ENCONTRAR CANDIDATO IDEAL

Fundada em 2017, startup Apponte oferece uma plataforma que permite a gravação de vídeos e áudios para incrementar o currículo

Tudo começa quando a empresa curte o perfil do candidato (Foto: Pexels)

Ir além do currículo convencional. Foi com essa proposta que a mineira Jacqueline Dias, de 38 anos, em parceria com Carolina Tarantino, Daniel Gleizer e Zeca Rudge, criou a Apponte. Fundada em 2017, a startup promete trazer mais tecnologias para o processo de contratação. Dentro da plataforma da empresa, os candidatos podem gravar vídeo, áudios e até mesmo fazer uploads dos seus projetos.

Antes de se tornar empreendedora, Jacqueline foi programadora e consultora financeira. Durante o tempo que passou no mundo corporativo, ela percebeu um problema muito comum: era difícil contratar bons profissionais.

“Eu entrevistava muitas pessoas para trabalhar no mercado financeiro e recebia muitos currículos”. A empresária diz que dificilmente conseguia aproveitar os candidatos no recrutamento, pois alguns colocavam informações falsas no CV.

“Falavam que eram formados em administração, mas na verdade não tinham terminado o curso”, diz a consultora. Inspirada no modelo de “match” do Tinder, (aplicativo de relacionamento), a empreendedora decidiu ajudar os recrutadores a acharem seus funcionários ideais.

Como dar match?

Tudo começa quando a empresa “curte” o perfil do candidato. Uma notificação é enviada e ele decide se está disposto a continuar no processo. A empreendedora destaca que a plataforma não é um mural de anúncios de empregos.

Assim, cada vaga tem que combinar com as experiências e expectativas dos usuários. Se a empresa precisa de um secretário e está disposta a pagar R$ 2 mil, apenas as pessoas que colocaram a estimativa de salário até esse valor irão receber o alerta. Além disso, a plataforma filtra as vagas usando critérios de formação, localização e idiomas.

Currículo diferente

Gravar um vídeo falando sobre um dos projetos mais gratificante da sua carreira. Esse é um dos recursos disponíveis no Apponte. A plataforma também permite a gravação de áudios. “O candidato pode falar as suas formações e experiências, ao invés de digitar. A ferramenta transforma em texto e depois o usuário corrige as informações”, explica a empreendedora.

As empresas também podem criar desafios para os concorrente às vagas. São testes de raciocínio lógico ou mesmo perguntas sobre aspectos profissionais. “Há também a possibilidade de gravação de voz em que o aplicativo sugere uma frase e o candidato tem um tempo para respondê-la no idioma solicitado”, afirma Jacqueline.

A Apponte também usa a geolocalização dos indivíduos para enviar notificações das vagas disponíveis na área conforme o perfil do usuário.

Segundo a fundadora, a plataforma é totalmente gratuita. O intuito é monetizar o negócio fazendo parcerias com escolas de língua e universidades, por exemplo. “Essas instituições podem usar nossa base de clientes para fazer seus anúncios”, diz.  Hoje, a startup conta com 30 mil candidatos cadastrados e 300 empresas em sua plataforma.

FONTE: PEGN