ago 30

Startup cria parede verde que absorve toxinas transportadas pelo ar

Dispositivo criado pela Naava, com sede em Helsinque, na Finlândia, tem plantas que podem ser colocadas em espaços internos

Paredes verdes desolvidas pela Naava (Foto: Divulgação)

startup Naava, com sede em Helsinque, na Finlândia, criou uma parede vegetal dedicada a espaços internos que garante sustentabilidade. Cultivadas em um meio de crescimento inorgânico, as plantas não são alergênicas — e ainda prometem absorver toxinas transportadas pelo ar.

Os sistemas das paredes são conectados à nuvem e monitorados por inteligência artificial. Dessa foram, as plantas recebem luz, água e nutrientes exatamente quando necessário. As quantidades variam conforme as condições externas mudam.

Uma pequena fileira de ventiladores circula o ar filtrado por todo o espaço. Cada parede da  limpa até 57% dos produtos químicos nocivos na primeira passagem de ar pelo sistema. Depois disso, a filtragem melhora continuamente a qualidade do ar.

SpringWise explica que o dispositivo exige manutenção extremamente baixa, e a equipe de serviço da Naava fornece verificações regulares. No inverno, as chamadas de serviço são geralmente mais frequentes para ajudar as plantas a prosperar em condições mais difíceis.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/Um-So-Planeta/noticia/2022/08/startup-cria-parede-verde-que-absorve-toxinas-transportadas-pelo-ar.html