Startup cria camiseta resistente feita com fibra de carbono usada em motor de avião

A CAMISETA É FEITA COM 120 METROS DE FIBRAS DE CARBONO, COMBINADO COM 36% ELASTANO (FOTO: DIVULGAÇÃO)

O material não é biodegradável, mas, por causa da resistência, a camiseta esportiva é bem mais durável que as opções tradicionais

À primeira vista, ela aparenta ser uma camiseta esportiva comum. Mas não engane. A startup Vollebak criou uma camiseta que feita com fibra de carbono, um material resistente que é usado até mesmo em motores a jato usados em aviões, mísseis e carros de luxo. Todo esse esforço da startup veio com o objetivo de criar um tecido extremamente resistente para a prática de esportes ao ar livre.

A camiseta é feita com 120 metros de fibras de carbono, combinado com 36% elastano, outro tipo de tecido sintético. O material não é biodegradável, mas, segundo a Vollebak, por causa da resistência, a camiseta é bem mais durável que as opções tradicionais feitas de náilon e poliéster – assim o consumidor acaba consumindo menos.

“Cada centímetro quadrado tem fibra de carbono”, diz Steve Tidball, co-fundador da Vollebak. “O que significa que não importa se você se deparar com uma rocha, uma árvore ou mudança do tempo. Você estará protegido.” Mas tanta resistência de um custo. Quem quiser uma camiseta de corrida mais resistente a rasgos e durável terá que desembolsar US$ 110 (em torno de R$ 410).

O material não é biodegradável, mas segundo a Vollebak, por causa da resistência, o material é bem mais durável (Foto: Divulgação)

A fibras de carbono não são comumente usadas em roupas. Por um tempo, elas foram aplicadas em coletes à prova de bala, mas deixaram de ser usadas depois da descoberta de uma fibra sintética ainda mais resistente. O uso da fibra de carbono começou na metade do século 20, quando cientistas perceberam a resistência do material. As fibras passaram a ser usadas para reforçar componentes plásticos em mísseis e motores.

A startup é focada em criar roupas esportivas com materiais “inusitados”. Dentre o seu catálogo, a Vollebak tem uma jaqueta feita de grafeno – o material mais leve e resistente já criado que até ganhou um prêmio Nobel – e outra que brilha no escuro usando energia solar.

FONTE: ÉPOCA NEGOCIOS