STARTUP CRIA CAMISETA QUE PERMITE QUE USUÁRIO “VEJA” SEUS ÓRGÃOS

A startup inglesa Curiscope criou o app The Virtuali-Tee, que usa realidade virtual e aumentada para criar a experiência

Aplicativo The Virtuali-Tee mostra corpo humano “por dentro” com uso de realidade virtual e aumentada (Foto: Divulgação)

Foi na pequena cidade inglesa de Brighton que o jovem empreendedor Ed Barton teve uma ideia inovadora. Fundador da startup Curiscope, o jovem de 28 anos é responsável pela criação da The Virtuali-Tee, uma camiseta que permite que as pessoas “olhem” seus órgãos, por meio de um aplicativo de celular.

Por mais complicado que pareça, o sistema funciona de maneira simples. A camiseta é conta com um grande QR code como estampa. Ao passar o celular por cima da camiseta, o aplicativo apresenta umaréplica do corpo humano na tela do celular. Por meio da The Virtuali-Tee, as pessoas podem enxergar veias, pulmões e até o coração.

“Nós usamos um mix de realidade virtual e realidade aumentada para mostrar a anatomia humana”, afirmou Barton em entrevista à Wired. “Com a união dessas duas áreas da tecnologia, é possível criar experiências digitais complementares ao seu ambiente. É isso que buscamos fazer com o nosso app.”

Fundada em 2015, a empresa bombou depois de um vídeo no YouTube, em que apresenta seu produto. Após o clipe, lançou uma campanha no Kickstarter para tirar o projeto do papel. Deu certo.

No ano passado, a empresa levantou cerca de US$ 1 milhão em investimentos, o que ajudou a startup a manter um crescimento contínuo. A última versão da camiseta, lançada em março de 2016, já foi vendida para mais de três mil pessoas. Segundo o empreendedor, o mercado que a startup sonha atingir em cheio é o de educação.

“Nós acreditamos que a educação deve ser imersiva. Por isso, trabalhamos muito para unir  educação, realidade virtual e aumentada”, afirma.

 

FONTE: PEGN