jul 03

Startup cria bife vegano impresso em 3D para ‘carnívoros conscientes’

O Alt-Steak foi desenvolvido por uma startup israelense e deve ser comercializado a partir de 2021

Uma empresa israelense criou um bife à base de plantas usando uma impressora 3D. A Redefine Meat anunciou que começaria a testar o Alt-Steak em restaurantes selecionados, antes de apostar em uma distribuição em maior escala.

De acordo com a startup, o produto tem um impacto ambiental 95% menor do que a produção de carne bovina. No processo, são utilizadas impressoras 3D de alimentos em escala industrial, que ao imprimir os materiais à base de plantas criam “bifes sustentáveis, ricos em proteínas e sem colesterol, que parecem, cozinham como e têm gosto de carne bovina”.

Os primeiros Alt-Steaks devem ser servidos a partir de 2021. Com o equipamento e a fómula da empresa, os restaurantes poderão imprimir bifes mais macios ou mais duros, ou mais suculentos com menos gordura, por exemplo. Segundo a Redefine Meat, o mercado mundial de alternativas à carne deve chegar a US$ 140 bilhões anualmente.

O público-alvo do produto são os “carnívoros conscientes” – pessoas que buscam reduzir o consumo de carne em um esforço de sustentabilidade. “Você precisa de uma impressora 3D para conseguir imitar a estrutura do músculo do animal”, explica o CEO da companhia, Eshchar Ben-Shitrit, em entrevista à Reuters. As máquinas da startup poderão imprimir 20kg de carne vegana por hora.

FONTE: https://olhardigital.com.br/noticia/startup-cria-bife-vegano-impresso-em-3d-para-carnivoros-conscientes/103046