jan 16

Startup cria aroma artificial para cervejas sem álcool

EvodiaBio nasceu de uma pesquisa feita na Universidade de Copenhague, na Dinamarca. Empresa também é sustentável.

Startup EvodiaBio cria aroma artificial para cervejas sem álcool Divulgação

A cerveja sem álcool é uma boa opção para quem deseja consumir a bebida, mas não quer se embriagar. No entanto, uma reclamação comum dos consumidores é a respeito do sabor, que nem sempre faz jus às bebidas alcoólicas. Isso ocorre por um motivo: o álcool é removido da cerveja via aquecimento, na maioria das vezes, e ele mata o aroma natural que vem do lúpulo. A startup EvodiaBio quer fazer diferente, diz o SpringWise.

A empresa nasceu de uma pesquisa feita na Universidade de Copenhague, na Dinamarca, em que os fundadores desenvolveram um processo de produção para criar aroma de cerveja. Eles utilizam pequenas moléculas chamadas monoterpenoides, que são retiradas da levedura e podem ser adicionadas à cerveja sem álcool ao final do processo de fermentação. O produto, que também é sustentável, levou o nome de Yops.

Como o Yops não leva lúpulo real, isso reduz a água necessária para o cultivo, bem como o transporte necessário para levá-lo da fazenda à cervejaria. A solução da startup reduz as emissões de gás carbônico em mais de 100 vezes.

Recentemente, a startup captou US$ 6,4 milhões em uma rodada de financiamento liderada pela Nordic Foodtech VC, e planeja lançar o Yops neste ano.

FONTE: https://revistapegn.globo.com/startups/noticia/2023/01/startup-cria-aroma-artificial-para-cervejas-sem-alcool.ghtml