jan 21

Startup ChatClass ensina a falar inglês pelo WhatsApp com inteligência artificial

Edtech desenvolveu robô que reconhece respostas dos alunos e complementa ensino de línguas nas escolas brasileiras

O maior índice de proficiência em inglês do mundo, o EF EPI, constatou em 2019 que o Brasil teve piora do desempenho em relação ao ano anterior. O país ficou apenas na 59ª posição entre todos os participantes. A startup ChatClass está tentando mudar este cenário preocupante focando em uma habilidade que, segundo avaliação da edtech, é pouco trabalhada em sala de aula: a fala.

“Hoje, em uma classe presencial, o ensino de inglês pode ser bastante silencioso da parte dos alunos”, analisa o alemão Jan Krutzinna, que fundou a ChatClass em 2014, em entrevista exclusiva à StartSe. “Eles escutam, leem, escrevem, mas pouco falam”.

A edtech utiliza algoritmos de inteligência artificial voltados ao reconhecimento de fala aplicados ao WhatsApp, que é a mais popular ferramenta de comunicação digital do Brasil. Estudantes que utilizam a solução da ChatClass têm acesso a exercícios de fala direto no aplicativo de mensagens, respondem por áudio e recebem feedbacks automáticos do “robô”.

A startup já impactou 150 mil estudantes de inglês no Brasil e levantou R$ 3 milhões em investimentos. Fundada em Nova York, a ChatClass tem escritórios em Belo Horizonte, em São Paulo e uma parceria de pesquisa e conteúdo com instituições norte-americanas, alemãs e também com a Embaixada dos EUA no Brasil.

FONTE: STARTSE