Startup brasileira DIO é eleita ‘Technology Pioneer’ pelo Fórum Econômico Mundial

Sediada no interior de São Paulo, a startup de educação foi uma das 100 empresas de todo o mundo selecionadas como pioneiras da tecnologia.

A edutech DIO é uma das 100 startups selecionadas como Technology Pioneers (Pioneiras em Tecnologia, em português) pelo Fórum Econômico Mundial. O resultado foi divulgado pela empresa nesta quarta-feira (21). Além da DIO, outras duas startups brasileiras aparecem na lista: Noh e Oxygen.

A seleção contempla startups em estágio inicial que estão na vanguarda das novas tecnologias e inovações e estão preparadas para ter um impacto significativo nos negócios e na sociedade. Spotify, Google, Airbnb, Mozilla e Twitter já passaram pelo programa.

Com sede em Araraquara, no interior de São Paulo, a DIO foi fundada por Iglá Generoso, Pablo Zaniolo e Gustavo Pereira em 2018 e tem como objetivo democratizar a educação brasileira por meio do setor de tecnologia, além de ajudar os brasileiros a ingressarem no mercado de TI. Segundo a empresa, já foram distribuídos mais de 2 milhões de bolsas de cursos de desenvolvimento de tecnologia para o Brasil todo, como estratégia da startup para conectar pessoas a vagas em grandes corporações.

A DIO divide o posto de Technology Pioneer com startups de 31 economias. A lista (disponível neste link) é liderada pelos Estados Unidos, com 29 empresas, seguida pela China, com 12 startups consideradas pioneiras em tecnologia.

Com o programa, o CEO da DIO, Iglá Generoso, será convidado a trabalhar com líderes globais para ajudar a resolver questões-chaves da indústria e da sociedade. O executivo também deve participar de eventos e discussões do Fórum Econômico Mundial que acontecem na China, nos EUA e na Suíça.

“Estamos preparados para compartilhar as nossas experiências e ideias com os diversos líderes globais que também participam do Fórum, e será incrível escutar os pontos de vista deles”, declara Generoso.

Comunidades de Inovadores

A turma de Technology Pioneers faz parte das Comunidades de Inovadores dentro do Centro para a Quarta Revolução Industrial do Fórum Econômico Mundial. Elas reúnem as principais startups globais em diferentes estágios de crescimento, desde o estágio inicial até empresas unicórnio, avaliadas em mais de US$ 1 bilhão.

“A DIO e seus companheiros pioneiros estão na vanguarda da inovação e da disrupção necessárias para nos ajudar a resolver os problemas mais urgentes do mundo”, diz Verena Kuhn, head de Comunidades de Inovadores do Fórum Econômico Mundial. “Esperamos a contribuição deles para o trabalho do Fórum, que reúne o setor público e o privado para enfrentar as questões globais”.

FONTE:

https://epocanegocios.globo.com/startups/noticia/2023/06/dio-e-unica-startup-brasileira-eleita-technology-pioneer-pelo-forum-economico-mundial.ghtml