Startup apresenta carro voador movido a hidrogênio

Versão promete viagens mais rápidas e sustentáveis

O SKAI FOI DESENHADO PELA BMW DESIGNWORKS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Entre patinetes e bicicletas, uma das grandes apostas do setor de mobilidade é o tão sonhado carro voador — de preferência em versão sustentável. Uma das saídas para fazer a imaginação virar realidade é seguir o caminho dos drones e criar veículos movidos a bateria. É o que planejam Uber e Airbus, por exemplo. Mas a startup Alaka’i Technologies propõe, em vez disso, usar células de combustível de hidrogênio. Uma ideia fora da caixa, que pode acelerar e muito a chegada do futuro à la Jetsons.

Segundo a empresa, o hidrogênio tem significativamente mais potência do que as baterias de íon-lítio e, por isso, a aeronave poderia transportar até 400 kg, por mais de 700 km a uma velocidade de cerca de 160 km/h.

O veículo já tem forma e até nome. O Skai está em fase de testes, tem espaço para quatro passageiros (mais o piloto) e foi desenhado pela BMW designworks. A ideia é que sirva tanto como um taxi aéreo, quanto para serviços de emergência — como o transporte de socorristas ou de suprimentos críticos para locais de desastre.

O Skai está em fase de testes, tem espaço para quatro passageiros (mais o piloto) (Foto: Divulgação)

Resta saber quais serão de fato as exigências que este novo tipo de transporte terá de cumprir para sair voando por aí e, ainda mais importante, como seria possível abastecer a aeronave. Neste sentido, a Alaka’i diz que está investindo em veículos para entregar e até mesmo produzir hidrogênio. A empresa se inspira no rápido crescimento das estações de abastecimento de gasolina no início do século 20 para garantir a viabilidade do projeto.

FONTE: ÉPOCA