Startup ambiental é a primeira do Brasil a vencer desafio global do SXSW

Com plataforma que usa a dinâmica das redes sociais para gerar impacto em microrregiões urbanas, a startup paranaense AMA saiu vencedora de uma das maiores competições de inovação do mundo, que acontece no South by Southwest.

A plataforma ambiental AMA é uma das startups vencedoras do SXSW Pitch — Foto: Reprodução/AMA

Pela primeira vez em 15 anos, uma startup brasileira foi vencedora do SXSW Pitch, competição anual que acontece durante o South by Southwest, o maior festival de inovação do mundo. A responsável pelo feito foi a AMA – Agentes do Meio Ambiente, que criou uma rede social de impacto voltada para soluções ambientais em microrregiões urbanas.

“É um reconhecimento importante porque, em meio a tantas tecnologias de inteligência artificial e robôs, somos uma empresa que trabalha nas periferias do Brasil com foco total no ser humano”, disse Marcelo Crivano, fundador da AMA, em entrevista a Época NEGÓCIOS, logo após a premiação.

Fundada por Crivano em 2017, a plataforma paranaense venceu o desafio de startups do SXSW na categoria “Melhor Empresa Bootstrap”, voltada para negócios que ainda não receberam nenhuma rodada de investimento. Ao todo, o prêmio contou com 40 startups finalistas, de todas as regiões do mundo – incluindo também a brasileira lyga, que concorreu na categoria de “Futuro do Trabalho”.

Além de disputarem o prêmio de vencedoras em oito categorias temáticas, as startups da competição concorriam ainda em três seções especiais: a de “Melhor Empresa Bootstrap”, vencida pela AMA; de “Best In Show”, que elege as mais promissoras da competição’; e de “Best Speed Pitch”, das que tiveram o melhor desempenho na apresentação de seus modelos de negócio.

Cada um dos vencedores do SXSW Pitch recebeu um prêmio em dinheiro e o acesso ao festival pelos próximos dois anos. Mais importante do que isso, as startups vencedoras também têm a oportunidade de terem uma projeção global para os investidores e representantes de grandes empresas que participam do festival.

“Somos um evento global em crescimento, recebendo mais startups de todo o mundo a cada ano”, analisa o produtor do SXSW Pitch, Chris Valentine. Segundo Valentine contou a Época NEGÓCIOS, os temas mais quentes entre as startups que chegaram à reta final da premiação de 2023 foram IA, segurança e sustentabilidade.

Com mais de 10 mil participantes, a AMA funciona como uma rede social voltada para o meio ambiente, em que vizinhos de microrregiões urbanas se articulam em programas de educação ambiental, limpeza e zeladoria urbana, logística reversa, fazendas urbanas e compostagem. A plataforma também fornece parcerias com prefeituras, que podem remunerar agentes comunitários do app para realizarem uma zeladoria ambiental.

“O recado principal da nossa apresentação foi o de que nós precisamos colocar as pessoas no centro da tecnologia”, explicou Crivano, após receber o prêmio. “E já recebemos várias abordagens de pessoas querendo contato e procurando entender nossa solução e se conectar”, acrescentou.

Confira, a seguir, a lista completa de vencedoras do SXSW por categoria:

Inteligência Artificial, Robótica e Voz: Reality Defender (Nova York, NY)
Enterprise & Smart Data: Climatiq (Berlim, Alemanha)
Entretenimento, mídia e conteúdo: PentoPix (Londres, Reino Unido)
Alimentos, Nutrição e Saúde: General Prognostics GPx (Boston, MA)
Futuro do Trabalho: Reach Pathways (Chicago, IL)
Tecnologias inovadoras do mundo: SXD Ai (Nova York, NY)
Metaverso & Web3: Numbers Protocol (Taipei, Taiwan)
Cidades Inteligentes, Transporte e Logística: Urban Machine (Oakland, CA)
Best Speed Pitch: LeadrPro (Los Angeles, CA)
Best In Show: PentoPix (Londres, Reino Unido) e CreditRich (Washington, DC)

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/especiais/sxsw/noticia/2023/03/startup-ambiental-e-a-primeira-do-brasil-a-vencer-desafio-global-do-sxsw.ghtml