STARTUP ALEMÃ CRIA TÁXI AÉREO ELÉTRICO E SEM MOTORISTA

A Lilium, criada por quatro estudantes alemães, espera lançar oficialmente o serviço em 2025. Por ora, empresa está testando protótipos do veículo

Sebastian Born, Patrick Nathen, Daniel Wiegand e Matthias Meiner, fundadores da Lilium (Foto: Divulgação)

Fundada por quatro estudantes de engenharia em 2015, a startup alemã Lilium surgiu querendo diminuir o tempo de locomoção das pessoas nas grandes cidades. Segundo eles, a resposta para os problemas de mobilidade das grandes cidades é um táxi aéreo e elétrico. O veículo, além disso, não precisaria de motorista e funcionaria de forma rápida, barata e sob demanda.

Com essa ideia, os quatro sócios arrecadaram um financiamento de US$ 101 milhões (R$ 408 milhões) e criaram dois protótipos.

O primeiro tinha dois assentos e levantou voo em 2017. Na época, eles queriam testar a habilidade do veículo de mudar a direção do voo.

Detalhe da aeronave da Lilium (Foto: Divulgação)

O segundo protótipo decolou neste ano e consegue levar quatro passageiros, bagagem e mais um piloto. Além disso, ele pode voar 300 quilômetros numa velocidade de 300 quilômetros por hora. “Quão longe você pode chegar em uma hora? Nós queremos mudar isso”, afirmou Remo Gerber, diretor comercial da Lilium, à “Forbes”.

O protótipo tem espaço para 4 passageiros e um piloto (Foto: Divulgação)

Essa potência só é possível, de acordo com a Lilium, graças ao inusitado sistema de propulsão da aeronave: o táxi aéreo possui 36 hélices em suas asas, o que gera uma potência de 2 mil cavalos. O veículo controla sua posição mudando a quantidade de força em cada motor, o que dispensa o uso de cauda e abas de direção, comuns em helicópteros.

Ele pode voar 300 quilômetros numa velocidade de 300 quilômetros por hora (Foto: Divulgação)

Além disso, os pequenos ventiladores diminuem o barulho causado pelas aeronaves tradicionais. “Ele será cinco vezes mais silencioso que um helicóptero e não será ouvido por pessoas no chão quando estiver acima de 300 metros”, disse Gerber. Dessa forma, a Lilium espera conseguir aprovação para voar em cidades onde, por conta do barulho, os veículos aéreos sofrem restrições.

A Lilium espera lançar o serviço em 2025 (Foto: Divulgação)

Depois do sucesso dos protótipos, a Lilium espera lançar o serviço em 2025. Saiba mais sobre a startup no vídeo abaixo:

FONTE: PEGN