STARTUP AJUDA PEQUENOS PRODUTORES A SOLICITAR SEGURO AGROPECUÁRIO

A Softfocus, de Pato Branco (PR), usa a tecnologia para acelerar pedidos do Proagro

A tecnologia é aliada dos produtores rurais (Foto: Thinkstock)

O Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) é o instrumento do Ministério da Agricultura que atende aos pequenos e médios produtores que sofrem prejuízos na colheita ou rebanho em decorrência de fenômenos naturais, como enchentes ou secas, pragas e doenças.

A comunicação das perdas deve ser comunicada à instituição financeira, quando se inicia o procedimento para comprovação dos prejuízos. A partir daí, o processo é tomado pela burocracia. É preciso apresentar uma extensa documentação e o sistema é, integralmente presencial, o que aumenta o tempo de análise dos recursos.

Pensando em agilizar os processos, a Softfocusstartup de Pato Branco, sudoeste do Paraná, criou o Proagro Fácil. A solução, selecionada recentemente para o InovAtiva Brasil(programa de aceleração para negócios inovadores realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), simplifica a observância que cada instituição financeira precisa ter às normas oficiais do Proagro, estabelecidas pelo Banco Central.

Alessandro Graczyk Moraes, diretor da Softfocus, salienta que as instituições financeiras são responsáveis por realizar todo o julgamento de uma operação de seguro rural que tenha sido acionada pelo beneficiário.

“O Proagro Fácil atua em todo o processo do acionamento até o julgamento, garantindo a correta aplicação das regras, tornando o processo mais justo, ágil e transparente”, explica Alessandro.

Toda a gestão da documentação obrigatória para o acionamento do Proagro é feita na plataforma, eliminando os trâmites de envio e recepção de documentação física. “Os comprovantes fiscais do produtor rural que foram utilizados na operação segurada (como, por exemplo, a compra de insumos e defensivos agrícolas) são todos validados de forma automatizada na Receita Federal, reduzindo o tempo de conferência da documentação fiscal”, completa o diretor da Softfocus.

A ideia surgiu no início de 2017 e teve o apoio do Sebrae/PR para ser formatada. “O Proagro Fácil já passou pelo ciclo de aceleração de startups do Sebrae, auxiliando na definição de proposta de valor e de modelo de negócio, estratégias de marketing. Sem dúvida, os passos iniciais aconteceram de forma mais estruturada com o apoio do Sebrae”, atesta Alessandro Moraes.

Para Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, o despontar do Proagro Fácil mostra que o trabalho realizado junto ao ecossistema da região sudoeste do Paraná está apresentando resultados.

“O Sebrae tem atuação forte em fomentar a inovação das empresas, como ferramenta para buscar diferenciais de mercado. O suporte técnico propicia a criação de novos modelos de negócio, como o Proagro Fácil, uma solução para desburocratizar o agronegócio, setor de vital importância para a economia brasileira”, avalia Elizandro.

Digitalização
O surgimento do Proagro Fácil está em sintonia com mudanças que estão acontecendo no segmento.

Em março deste ano, o Ministério da Agricultura anunciou que implantará processo digital na Comissão Especial de Recursos do Proagro, para acelerar julgamentos e melhorar a qualidade dos processos apreciados. A expectativa é que até setembro a análise e o julgamento sejam 100% eletrônicos.

FONTE: PEGN