mar 05

Starship SN10: cão robô inspeciona destroços de espaçonave da SpaceX

Observadores que acompanham o trabalho de retirada dos escombros da Starship SN10, que explodiu nesta quarta-feira após um teste e pouso bem-sucedido, presenciaram uma cena digna de um conto cyberpunk: os destroços de uma espaçonave sendo inspecionados por um cão robô.

Para não expor funcionários a um potencial vazamento de combustível ou gases tóxicos, a SpaceX usou um cão robô Spot, da Boston Dynamics, para observar os escombros. A cena foi capturada em vídeo e postada no perfil @SpacePadreIsle no Twitter.

A julgar pelo vídeo, o robô tem um conjunto customizado de sensores em uma “torre” em suas costas. Outras imagens, publicadas no canal NasaSpaceFlight no YouTube, mostram que o robô se chama Zeus e mora em uma “casinha” vermelha como a de Snoopy, personagem dos quadrinhos que é associada com o programa espacial norte-americano há décadas.

A explosão da SN10, que ocorreu dez minutos após um pouso aparentemente bem-sucedido, foi tão intensa que foi registrada em um radar meteorológico que observava a região. Ela é a “mancha” amarelo-alaranjada que aparece se deslocando do centro para a esquerda na animação abaixo:

Apesar da explosão, o voo da SN10 pode ser considerado bem-sucedido, já que a espaçonave cumpriu os objetivos do teste: decolar até 10 km de altitude, pairar no ar por alguns segundos, retornar ao solo em um voo “de barriga”, se reorientar e pousar na posição vertical.

Ainda não se sabe a causa da explosão da SN10. Uma teoria é que as “pernas” que sustentam a nave no solo não foram posicionadas corretamente, o que é plausível já que é possível observar que a espaçonave ficou ligeiramente inclinada após o pouso. Esse desequilíbrio teria feito o peso ser transferido para alguma estrutura, como um tanque de combustível interno, que não aguentou e se rompeu.

Outra teoria é um vazamento de combustível, que é uma mistura de metano e oxigênio. Em vários momentos do vídeo é possível ver labaredas envolvendo a lateral do foguete, inclusive durante vários segundos após o pouso.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2021/03/05/ciencia-e-espaco/starship-sn10-cao-robo-inspeciona-destrocos-de-espaconave-da-spacex/