Starlink já tem mais de 4 mil satélites na órbita da Terra

Elon Musk divulga vídeo que mostra 21 satélites Starlink “V2 mini” sendo implantados no espaço, totalizando 4.002 espaçonaves

Nesta segunda-feira (27), Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, divulgou no Twitter um vídeo que mostra um lote de 21 novos satélites Starlink “V2 mini” sendo implantados em uma órbita baixa na Terra (como são chamadas as rotas entre 160 km e 2.000 km acima da superfície).

“Os primeiros satélites Starlink V2 atingem a órbita”, escreveu o empresário.

Na ocasião, a SpaceX atingiu a marca de 4.002 satélites de internet banda larga Starlink implantados. O marco foi alcançado justamente no primeiro lançamento dedicado à segunda geração de equipamentos, ocorrido na noite de segunda-feira, a bordo de um foguete Falcon 9, a partir da Estação da Força Espacial dos EUA, em Cabo Canaveral, na Flórida.

De acordo com o site Every Day Astronaut, esses minissatélites serão usados como teste antes da implantação de espaçonaves Starlink V2 em tamanho real, que serão lançadas pelo superfoguete Starship (com capacidade para suportar os equipamentos de 1,25 toneladas).

Segundo a SpaceX, os minissatélites foram implantados cerca de 64,5 minutos após a decolagem.

“Os minis V2 incluem tecnologias-chave – como antenas de matriz faseada mais poderosas e o uso de banda E para backhaul – o que permitirá que a Starlink forneça cerca de quatro vezes mais capacidade por satélite do que as iterações anteriores”, revelou a empresa via Twitter. Os minis V2 também têm propulsores de argônio Hall, que serão usados pela primeira vez no espaço.

Em outro tweet, a SpaceX revelou que os novos propulsores têm 2,4x o empuxo e 1,5x o impulso específico dos propulsores de primeira geração.

Além do total atual de 4.002 satélites, a SpaceX tem permissão para outras 12 mil espaçonaves e solicitou aprovação para lançar até 30 mil mais.

FONTE: https://olhardigital.com.br/2023/02/28/ciencia-e-espaco/starlink-ja-tem-mais-de-4-mil-satelites-na-orbita-da-terra/


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0