Os jogadores de StarCraft que se cuidem a DeepMind, que pertence à mesma empresa-mãe que o Google, pois ela desenvolveu uma inteligência artificial chamada AlphaStar, cuja proposta é jogar o game de estratégia em tempo real. E ela joga tão bem que é melhor que simplesmente 99,8% dos jogadores humanos. A AlphaStar jogou anonimamente contra jogadores de carne e osso em uma série de partidas online no servidor oficial de StarCraft II, o Battle.net, e acabou entre os 200 melhores jogadores de cada uma das ligas em que competia.
Em janeiro, uma versão anterior da AlphaStar venceu dois dos melhores jogadores profissionais do mundo, mas na época foram concedidas vantagens especiais, como a capacidade de ver todo o mapa do jogo. Para nivelar o campo de jogo, desta vez a AlphaStar estava restrita ao que os jogadores humanos são capazes de ver. Isso impediu que a IA concluísse ações em vários locais simultaneamente. O número de ações também foi restrito.
A AlphaStar foi então lançada para enfrentar jogadores humanos online. Todas as três versões chegaram à liga principal, que classifica os 200 melhores jogadores em cada região geográfica. Na Europa, isso colocou a AlphaStar entre os 0,2% melhores de aproximadamente 90 mil jogadores. “É uma conquista extremamente impressionante”, diz Julian Togelius, da Universidade de Nova York. “Não deve ser subestimado. Este é um jogo muito difícil de jogar bem”.