jun 15

St Marche passa a aceitar pagamento por reconhecimento facial

Rede de supermercados St Marche passa a aceitar pagamento de compras via reconhecimento facial. A iniciativa é uma parceria da fintech Payface com a Mastercard, e está em estudo para, possivelmente, expandir-se em outros comércios.

A fim de evitar filas no caixa e trazer praticidade ao consumidor, criou-se o mercado autônomo: sem caixas nem atendentes, um sistema de pagamento feito completamente pelo cliente e uma máquina. Muito popular nos Estados Unidos e na Austrália, redes de supermercado mais populares no Brasil como Coop, Carrefour e Hirota também adotaram este sistema em algumas de suas lojas.

Quando pensávamos que isso era o máximo de praticidade e tecnologia a nosso favor, surgem novas tecnologias com o intuito de otimizar ainda mais a experiência do cliente. Criada em 2018, a Startup catarinense Payface, em parceria com a Mastercard, desenvolveu um sistema de pagamento por biometria facial.

O sistema passará a ser utilizado nas lojas da rede de supermercados St Marche, permitindo que os clientes de 5 lojas da rede na capital paulista paguem suas compras com o rosto; é necessário, porém, ter baixado o aplicativo da Payface no smartphone e fazer o reconhecimento facial no início dos processos de check out.

Além disso, o cliente pode participar do programa de benefícios e fidelidade do supermercado através do pagamento facial, e a parceria promete maior segurança e privacidade dos dados do consumidor.

Se der certo, o programa de biometria facial será expandido para outros setores do comércio, bancos e varejo no país.

FONTE: https://www.startse.com/artigos/st-marche-pagamento-reconhecimento-facial