Spotify cria DJ movido por inteligência artificial que recomenda e comenta músicas

Nova ferramenta é descrita pela plataforma como um “DJ de bolso”, que usa IA para conhecer o gosto musical dos usuários, criar uma playlist e comentar as escolhas.

Spotify cria “DJ” de inteligência artficiail — Foto: Epoca Negocios

Para ajudar os usuários a explorar novos artistas e músicas, o Spotify agora vai contar com um novo recurso alimentado por inteligência artificial. Definida pela plataforma como um “DJ no seu bolso”, a ferramenta cria playlist personalizadas e comenta as escolhas para cada usuário.

Criado em parceria com a OpenAI, empresa que desenvolveu o ChatGPT, o recurso de IA conta com uma voz artificial alimentada pela Sonantic AI, startup que o Spotify comprou no ano passado. Segundo a empresa, o DJ virtual “conhece você e seu gosto musical tão bem que pode escolher o que tocar”.

A companhia diz que as palavras reais que ele usa são criadas a partir de uma mistura de fontes, incluindo uma sala cheia de “especialistas em música, especialistas em cultura, curadores de dados [e] roteiristas”, além de uma IA generativa fornecida pela OpenAI.

“Enquanto o DJ está lançando em Beta, temos um alto elemento de toque humano para garantir que o comentário seja preciso, culturalmente relevante e corresponda à personalidade do DJ”, disse Emily Galloway, chefe de design de produto para personalização do Spotify, aoThe Verge. “Estamos trabalhando com uma tecnologia muito emergente, então definitivamente vamos evoluir esse processo à medida que avançamos”, acrescentou.

Segundo o The Verge, a lista de reprodução é interminável. Os usuários podem, no entanto, trocar de gênero ou artista pressionando o botão DJ na tela do aplicativo. Com base nesse feedback, o recurso deve melhorar as músicas recomendadas, analisando os lançamentos para sugerir novos artistas que o usuário possa gostar ou levando-o de volta a faixas mais antigas que gostou anteriormente.

Na versão beta, o aplicativo apresenta apenas uma possibilidade de voz – os vocais de Xavier “X” Jernigan, que trabalhou anteriormente como executivo no Spotify e, hoje, apresenta o podcast da empresa The Get Up. Segundo o Spotify, no entanto, este é o “primeiro modelo para DJ”. A ideia é que mais hosts virtuais sejam selecionados no futuro.

Por enquanto, a a ferramenta lançada nesta quinta-feira (23) está disponível apenas em inglês para assinantes do Spotify Premium nos Estados Unidos e no Canadá.

FONTE: https://epocanegocios.globo.com/empresas/noticia/2023/02/spotify-cria-dj-movido-por-inteligencia-artificial-que-recomenda-e-comenta-musicas.ghtml